Na reestreia de Diego Aguirre, o Inter venceu a Chapecoense por 2 a 1, na Arena Condá, na noite desta quinta-feira (24). Com o resultado, o Colorado chegou a oito pontos no Campeonato Brasileiro e subiu para a 13ª colocação. Em sua entrevista coletiva, o uruguaio elogiou a atuação da equipe e ressaltou a importância da vitória para o elenco colorado.
— Viemos aqui jogar uma final. Os jogadores vieram, mostraram personalidade. Pedi que entrassem com confiança, eles são os mesmos jogadores vice-campeões uns meses atrás. Fizemos um bom jogo contra um adversário difícil, tanto que o Inter não tinha vencido aqui — declarou.
Destacando o espírito de luta de seus jogadores, Aguirre se disse representado dentro de campo pelo Inter. Com problemas para definir o time, o uruguaio precisou fazer improvisações no time titular. Zé Gabriel foi para a lateral direita, e Heitor atuou pela esquerda. Mesmo com os desfalques, o Inter teve uma atuação sólida, principalmente no primeiro tempo, e garantiu os três pontos.
Diogo Olivier, comentarista do Grupo RBS, aponta os principais pontos que fizeram com que o Inter tivesse uma boa atuação na Arena Condá e conquistasse mais três pontos no Brasileirão.
1) Forma de atuar
Os jogadores foram devolvidos a um modelo de jogo mais simples, próximo do que eles já vinham realizando. Diferentemente do jogo de posição, que, intelectualmente, é mais complexo de se absorver. Desta forma, se viu um Inter atuando mais à vontade na Arena Condá.
2) Sistema defensivo
Uma preocupação maior de se defender. Observando a partida de quinta, foi possível perceber que o Inter tinha muitos jogadores atrás da linha da bola, quando era atacado pela Chapecoense. Desta forma, o time não ficou exposto, facilitou o trabalho da defesa e diminuiu as chances de sofrer o gol de empate.
3) Envolvimento
O Inter pareceu ter mais foco. Não que houvesse um complô para derrubar Miguel Ángel Ramírez, mas no trabalho anterior era visível que não se tinha um ambiente que favorecesse para que o Inter atuasse concentrado e com um astral melhor. Foi um time muito mais envolvido durante os 90 minutos.