Diego Aguirre voltou a Porto Alegre depois de seis anos para dirigir o Inter novamente há uma semana. Do semblante de preocupação no camarote do Beira-Rio à feição de felicidade na celebração da vitória em Chapecó. Os oito dias seguintes foram de imersão do uruguaio ao ambiente colorado, mas com um facilitador: ele é admirado pelas pessoas que vivem o dia a dia do clube.
Quem aprova o início de trabalho do treinador é Paulo Paixão. O preparador físico campeão do mundo pelo Colorado e pela Seleção Brasileira rasga elogios a Diego. Para ele, o começo da parceria é promissor:
—É cedo? É cedo, mas o que começa certo termina certo —definiu Paixão em entrevista à Rádio Gaúcha.
Paixão também foi recontratado para respaldar o auxiliar da área física Fernando Piñatares, profissional da confiança do treinador. Para ele, os métodos dos integrantes da comissão técnica deixam boas impressões:
— Estou encantado e feliz por poder trabalhar com uma comissão técnica que tem organização e convicção — revelou Paixão.
A admiração é devida às conversas entre as partes. Os contatos são frequentes desde o último domingo (20). Na apresentação, já na segunda (21), o entrosamento estava criado. O novo coordenador da preparação física, que também faz indiretamente a coordenação técnica, relata que o segredo está, além do diálogo, em fazer o básico:
— O momento que o Aguirre está detectando é de fazer o mais simples possível —disse Paixão
Por parte dos dirigentes, Alessandro Barcellos, Paulo Bracks e João Patrício Herrmann têm trânsito livre com o novo técnico. A relação é profissional, mas a confiança está sendo construída pelos primeiros treinos, reuniões e partidas. Algo que ele não sentiu na passagem anterior pela casamata do clube em 2015.
— A chegada do Diego mudou animicamente grupo e que pelo fato dele conhecer o Inter isso é um acréscimo e um facilitador — relata Flavio Ordoque, secretário-geral do clube.
Funcionários que estão há mais tempo no vestiário celebraram o retorno do uruguaio. Há o entendimento de que, além de um profissional qualificado, o cidadão Diego Aguirre é agregador e vai conseguir executar o que é esperado dele: recolocar a instituição no cenário de títulos.
Para seguir com o ambiente positivo, a segunda vitória é necessária. A oportunidade é diante do América-MG, nesta noite (27), às 20h30min, no Independência, em Belo Horizonte.