O Inter surpreendeu ao começar o confronto diante do América-MG com Edenilson e Yuri Alberto como reservas. Porém, a decisão tomada por Aguirre e demais integrantes da comissão técnica pode se tornar habitual em virtude do calendário do futebol brasileiro. Para a sequência contra os paulistas Palmeiras e Corinthians nesta semana, o treinador deve fazer ajustes pontuais.
Há uma semana no cargo, o uruguaio teve apenas três treinamentos com os jogadores, sendo uma atividade exclusiva para recuperação dos atletas. Os jogos com Chapecoense e América-MG foram longe do Beira-Rio, ingredientes que prejudicam o planejamento para treinamentos mais elaborados. Desta forma, a rotação do elenco prosseguirá.
— Faz parte do planejamento. Sabemos que a competição e o calendário são muito exigentes. Temos muitos jogos juntos. Yuri e Edenilson, a ideia foi cuidar um pouco deles para que jogassem apenas o segundo tempo. Estamos com muitos jogadores lesionados. É um momento delicado para assumir outros riscos desnecessários. Conversamos isso todos os dias com o departamento médico e fisiologia. Algumas decisões são difíceis de tomar, mas estamos pensando nos jogos que temos pela frente — disse Aguirre em Belo Horizonte.
Para o primeiro duelo, que será em Porto Alegre, diante do atual campeão da América e da Copa do Brasil, o Inter alterará o time de forma natural. Lucas Ribeiro está suspenso. Pedro Henrique e Bruno Méndez, que ainda não foi anunciado oficialmente, brigam pela vaga. Na ponta direita, Caio Vidal, que cumpriu suspensão, deverá retomar a titularidade.
A principal dúvida na largada da semana é sobre o goleiro. Daniel será reavaliado após deixar a partida de domingo em virtude de uma bolada no rosto. Danilo Fernandes e Marcelo Lomba devem estar à disposição.
— Não é fácil porque temos muito o que fazer e talvez não tenhamos o tempo e espaço que precisamos para fazer. Temos que ir jogo a jogo. Agora já começamos a trabalhar com o rival direto que é o Palmeiras. Vamos tentar ganhar este jogo em casa. Temos muitos jogos pela frente no Brasileirão e uma sequência com Corinthians e outros rivais diretos. Espero que tenhamos uma boa resposta e que sigamos evoluindo. Tentamos dar nossa ideia ao time, mas tem que ser devagar, também. Confio que jogo a jogo o Inter vai mostrar uma melhora — projetou Aguirre.
O retorno da delegação a Porto Alegre será realizado no começo da tarde desta segunda. Apenas dois treinamentos serão possíveis visando o confronto contra o Palmeiras. Depois, o Inter viaja para São Paulo na sexta, o que dá a Aguirre mais dois trabalhos entre as partidas. Essa será a rotina até o final do próximo mês quando o treinador terá uma brecha entre os jogos em virtude da desclassificação da Copa do Brasil.