Contratado em 2010 para substituir Sandro, que já havia sido vendido para o Tottenham, da Inglaterra, o volante Wilson Matias chegou a Porto Alegre recheado de expectativas. Afinal, o então vice-presidente de futebol do Inter, Fernando Carvalho, o definiu como espetacular, ou pelo menos foi isso que os torcedores e a imprensa entenderam naquele ano.
Matias era uma aposta de Carvalho, que acompanhava seu futebol desde os tempos de Ituano, em 2005, quando o clube paulista jogou contra o Grêmio em Porto Alegre pela Série B do Brasileirão. No entanto, os caminhos do meio-campista foram outros após aquele ano.
Ele foi atuar no Morelia, do México, onde virou um dos principais volantes do futebol mexicano. O bom cartaz na América do Norte fez com que a negociação com Inter demorasse, principalmente pela falta de desejo dos mexicanos de liberarem o jogador.
— Meu casamento com o Inter começou em 2009. Eles foram jogar no México, pela Sul-Americana e um auxiliar do Tite queria já me trazer, mas eu estava em processo de naturalização por lá. No final do ano, veio a proposta do Inter. Foi uma briga para eu sair, não queriam me liberar. O Fernando Carvalho deu aquela entrevista, mas nós já conversamos sobre. Aqui tinha o Guiñazu, acabei jogando em outra posição do que tava acostumado. Ganhei Libertadores, um dos meus sonhos, Recopa Sul-Americana e Gauchão. Sou muito agradecido ao Inter — contou Matias em entrevista ao programa Paredão do Guerrinha, da Rádio Gaúcha.
Apesar de ter participado da conquista da Libertadores, o volante também fez parte do grupo do Inter que foi batido pelo Mazembe na semifinal do Mundial de 2010, excluindo a possibilidade do bicampeonato mundial colorado.
— Tenho certeza que a gente subestimou o Mazembe. Nosso time era muito superior, mas aquele dia se a gente jogasse o dia inteiro, não íamos fazer gol. Nos primeiros 15 minutos, erramos muitos gols. A bola não entrava. Eu já vi umas 300 vezes aquele jogo e fico me perguntando o que aconteceu — recordou.
Casado com uma gaúcha, Wilson Matias atualmente mora em Porto Alegre desde que encerrou sua carreira em 2017 após sair do Oeste.