A Comissão Feminina do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) julgou, nesta sexta-feira (28), Inter e Fluminense pela escalação irregular de atletas no segundo jogo da final do Brasileiro Feminino sub-18. Os dois clubes foram punidos com perda de pontos, seis para o Inter e três para o Fluminense, além de multa de R$ 25 mil, para cada.
Os dois clubes, que haviam disputado a final do Brasileiro Feminino sub-18 de 2020 neste ano, foram denunciados no artigo 214 do CBJD, por “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente".
Logo após o segundo jogo da final, a Procuradoria recebeu uma comunicação de irregularidade de uma atleta de cada equipe pela Diretoria de Competições da CBF. A partida foi disputada no Beira-Rio e terminou com o título do Fluminense nos pênaltis.
O time carioca foi denunciado por escalar a atleta Kailane irregularmente, já que ela deveria estar cumprindo suspensão pelo terceiro cartão amarelo, mas participou do jogo. A jogadora havia sido advertida nas partidas contra o São Paulo, Santos e Inter na primeira partida da final.
Já o clube gaúcho, foi punido por relacionar a goleira Mariana. A jogadora foi inscrita de forma irregular, já que o regulamento permite apenas a inscrição de 23 atletas.
Agora, resta a decisão da Diretoria de Competições da CBF sobre como a punição será aplicada, levando em conta que o título foi vencido pelo Fluminense. Todas as auditoras, incluindo a presidente da Comissão, votaram pela aplicação da perda de jogos e multa para as duas equipes.