O Inter goleou o Fluminense neste sábado (20), por 4 a 1, mas acabou perdendo a chance de conquistar o bicampeonato do Brasileirão sub-18 feminino ao ser derrotado nos pênaltis, por 7 a 6, após dez cobranças para cada lado.
Depois de perderem o jogo de ida, na semana passada, no Rio de Janeiro, as Gurias Coloradas entraram em campo com a necessidade de vencer por qualquer escore para forçar a decisão nos tiros livres da marca do pênalti. Mas logo aos 45 segundos, as cariocas abriram o marcador depois de um chutão da goleira Ravena que encontrou Luany Rosa entre as zagueiras gaúchas. Ela conduziu a bola e na saída de Gabi Barbieri chutou para abrir o placar.
O gol desestabilizou a equipe comandada por Fábio Sanhudo e o Fluminense criou algumas oportunidades de ampliar a vantagem e se aproximar do título. Porém, aos 29 minutos, Bia foi lançada em velocidade e aproveitou uma saída errada de Ravena para driblar a goleira e deixar tudo igual.
A virada colorada veio no último dos 40 minutos do primeiro tempo. A zagueira Núbia segurou Maiara, que entrava na área. O árbitro Jonathan Pinheiro assinalou o pênalti, que foi muito bem cobrado pela capitã Maranhão, que minutos antes sentira um desconforto e ganhou um incentivo do presidente Alessandro Barcellos, que acompanhou a partida das cadeiras do Beira-Rio.
Na etapa final, o Inter seguiu melhor e logo aos seis minutos a artilheira Mileninha marcou o terceiro gol. A camisa 9 voltaria a balançar as redes aos 23 para consolidar a vitória colorada por 4 a 1. A atacante terminou o campeonato com 11 gols.
Como o regulamento determinava que não havia desempate por saldo de gols ou qualquer outro critério, o título foi definido numa emocionante e longa disputa de penalidades, onde brilharam as goleiras. A colorada Gabi Barbieri defendeu três chutes e a tricolor Ravena pegou quatro para assegurar o inédito título ao Fluminense.
Confira a ficha técnica da partida:
Inter 4 x 1 Fluminense
Inter: Gabi Barbieri; Susan (Eduarda) (Mari Barbieri), Guta, Duda Flores e Vih (Maju); Vick, Maiara e Gabi Berchon (Kamila); Bia, Mileninha (Alê) e Tainá Maranhão. Técnico: Fábio Sanhudo
Fluminense: Ravena; Andressa, Kethilyn, Núbia e Sabrina (Larissa); Luiza Travassos, Leandra (Duda Calazans), Luany Rosa e Lara Dantas; Carolina e Kailane. Técnico: Filipe Torres
Local: Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
Árbitro: Jonathan Pinheiro (RS)
Assistentes: Luiza Reis e Maíra Moreira (RS)
Cartões amarelos: Núbia, Carolina, Filipe Torres, Luany Rosa, Gabi Berchon e Vih
Gols: Luany Rosa 45seg do 1º; Bia 29 do 1º; Tainá Maranhão (pên) 39 do 1º; Mileninha (2) 6 do 2º e 23 do 2º
Disputa de pênaltis: Lara Dantas (gol), Tainá Maranhão (gol), Luany Rosa (defendido), Maiara (defendido), Larissa (defendido), Bia (gol), Luiza Travassos (gol), Maju (defendido), Núbia (gol), Alê (gol), Duda Calazans (defendido), Vick (defendido), Andressa (gol), Kamila (gol), Kethilyn (gol), Duda Flores (gol), Carolina (gol), Mari Barbieri (gol), Kailane (gol) e Guta (defendido)