Sem conquistas há cinco anos, o Inter tem em seu grupo apenas um remanescente da do último título. Dos atuais atletas colorados, o volante Rodrigo Dourado é o único que fazia parte da equipe que venceu o Gauchão 2016, sob o comando de Argel Fucks. O meio-campista também estava no time campeão estadual em 2015, treinado por Diego Aguirre.
Na ocasião, o Colorado venceu o Juventude na final por 1 a 0, em Caxias do Sul, e por 3 a 0, no Beira-Rio, conquistando o hexacampeonato e igualando os feitos do Rolo Compressor, time histórico dos anos 40, e da geração de Figueroa e Falcão, que marcou época nos anos 70. Contudo, na decisão de 2016, Rodrigo Dourado estava lesionado e não participou dos jogos finais. A dupla de volantes colorada acabou sendo formada por Fernando Bob e Fabinho.
Após marcar o primeiro gol do segundo jogo da final, o atacante Eduardo Sasha resolveu tocar uma flauta no Grêmio e comemorou com uma valsa, em alusão aos 15 sem títulos do coirmão.
No jogo decisivo, o Inter venceu o Juventude com a seguinte escalação: Alisson; William (Paulo Cezar), Paulão, Ernando e Artur; Fernando Bob (Jair), Fabinho, Anderson (Gustavo Ferrareis) e Andrigo; Aylon e Eduardo Sasha.
Apesar do título, aquela temporada viria a se mostrar traiçoeira para os colorados. Afinal, a equipe acabou sendo rebaixada para a Série B do Brasileirão e, desde então, não conquistou nenhum título.