Na mira do Inter, o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, 23 anos, é nordestino, natural de Fortaleza e vive momento de destaque no Santos. Com 1m76cm, o jogador iniciou a carreira aos 8 anos, no Fortaleza. Depois, ainda passou pelas categorias de base do Bahia, mas foi no Ceará que teve as primeiras chances.
O gaúcho Lisca foi o primeiro a dar oportunidades para Felipe Jonatan, em 2018. À época, o lateral ingressou no time profissional graças a confiança do treinador. Naquela temporada, foram 20 partidas com o elenco principal — entre Copa do Nordeste, Cearense e Brasileirão.
Em 2019, ainda chegou a disputar quatro jogos e marcar um gol pelo clube cearense — contra o Central, pela Copa do Brasil, que garantiu a classificação à fase seguinte.
Quando despediu-se do Ceará para defender o Santos, o jogador postou um texto em sua rede social agradecendo aos torcedores do clube alvinegro, aos dirigentes, e, claro, ao treinador:
— Agora tem um cara que sou eternamente grato e deixei pra falar por último! LISCA... Que cara sensacional... Se eu posso dizer que tenho um segundo pai é ele! Obrigado por tudo, você me colocou no mundo do futebol — escreveu no Instagram, no dia 19 de fevereiro de 2019.
Com a camisa do Santos
Em 2019, Felipe Jonatan foi contratado pelo Santos. À época, a equipe era comandada por Jorge Sampaoli. Naquele período, inclusive, foi utilizado como meia e ponta pelo treinador argentino. No mesmo ano, ele foi convocado para amistosos da seleção olímpica. Também em rede social, ele externou o sentimento de vestir a camisa do Brasil:
— Sem palavras para o que estou vivendo. Vestir a camisa da seleção brasileira sempre foi um sonho, e agora terei a honra de realizá-lo. O melhor momento da minha carreira, sem sombra de dúvidas — escreveu no Instagram, em 20 de setembro de 2019.
O lateral esteve em campo na vitória por 4 a 1 sobre a Venezuela e na derrota para o Japão por 3 a 2. Nas duas ocasiões, Felipe Jonatan entrou no decorrer da partida, substituindo Caio Henrique.
Desde 2019, já disputou 109 partidas com a camisa do Santos — entre Copa do Brasil, Brasileirão, Paulistão e Libertadores. Foram seis gols marcados pelo clube de São Paulo. De acordo com o Footstats, nesta temporada, Felipe Jonatan já soma três assistências. Além de 88% de acerto nos passes.
Negociação com o Inter
O Inter estuda a possibilidade de ceder jogadores ao Santos em troca de Felipe Jonatan. O volante Rodrigo Lindoso e o atacante Marcos Guilherme são nomes cogitados pelo Colorado para a negociação.
A ideia, ainda, é abater a dívida de R$ 12 milhões que o Santos tem com o Inter pelo atacante Eduardo Sasha e ainda pagar cerca de R$ 3 milhões. Em um primeiro momento os dirigentes santistas acharam a oferta baixa por um atleta importante do elenco.