A derrota do Inter na Venezuela para o Deportivo Táchira fez o Grupo B da Libertadores ficar embolado na pontuação. No momento, o time colorado divide a liderança com o Always Ready, ambos com seis pontos — o Inter é o líder no saldo de gols (6 a 3), mas os bolivianos têm um jogo a menos e podem assumir a ponta nesta quinta-feira (13), quando recebem o Olimpia.
O Táchira também tem seis pontos, mas está em terceiro pelo saldo de quatro gols negativos. O Olimpia tem três, ocupa a lanterna da chave e tentará se recuperar jogando na Bolívia.
Com dois jogos ainda restantes para o time de Porto Alegre — um no Paraguai e outro no Beira-Rio —, a equipe de Miguel Ángel Ramírez ainda pode se classificar em primeiro ou segundo lugar.
Em primeiro
Entre inúmeras possibilidades, a mais factível para o Colorado é a classificação em primeiro lugar. Para isso, torceria por um empate entre Always Ready e Olimpia neste quinta. Teria de vencer ou empatar com o Olimpia fora de casa, na próxima semana, e vencer o time boliviano na última rodada, agendada para o dia 26 de maio, no Beira-Rio. Assim, passaria com 10 ou 12 pontos.
Em segundo
Além disso, o Inter também tem a possibilidade de ser segundo colocado — decidiria as oitavas fora de casa. Para isso acontecer, o Always Ready precisaria vencer os próximos dois jogos, tirando pontos de Olimpia e Deportivo Táchira.
Os bolivianos chegariam a 12 pontos e praticamente assegurariam a classificação. Bastaria, então, o time gaúcho vencer a equipe da Bolívia, em casa, na última rodada, mesmo com uma eventual derrota para os paraguaios do Olimpia na semana que vem. Se ficar em terceiro na chave, o Inter seria realocado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana.