Sem atuar desde o Gre-Nal, realizado no último dia 3 de abril, o Inter tem aproveitado o período sem jogos oficiais para intensificar a preparação para a reta final da primeira fase do Campeonato Gaúcho e início da Libertadores. O técnico Miguel Ángel Ramírez tem comandado trabalhos no CT Parque Gigante com o intuito de implementar o seu modelo de jogo e aprimorar o entrosamento e o rendimento da equipe.
O resultado do período de treinamentos só poderá começar a ser observado a partir do dia 18 de abril, no duelo contra o Aimoré, pela penúltima rodada da fase inicial do Gauchão. Entretanto, a avaliação interna feita pelo departamento de futebol é que os treinamentos estão sendo de muito proveito para que o treinador aprimore a forma de o Inter jogar.
Conforme apurou a reportagem, Ramírez tem realizado trabalhos específicos de implementação do modelo de jogo que ele quer para o Inter. São atividades táticas com todos os atletas do plantel. Sem separar os jogadores em titulares e reserva, o objetivo é que todos realizem as atividades para saberem exatamente o que deve ser feito dentro de campo.
Além de manter a competitividade entre os jogadores, as atividades tem como intuito criar um grupo homogêneo. O aprimoramento na saída de jogo, nas finalizações, movimentação e transição do meio-campo também tem sido trabalhados pelo comandante espanhol. Trocas de posições durante uma partida também estão sendo focadas durante esse período, sem contar a parte física, que também ajudará o Inter na temporada.
O que se fala nos bastidores do Beira-Rio é que não há trabalhos focados em melhorar apenas um setor do time. Todos os jogadores estão sendo testados e trabalhados para atuarem dentro da filosofia de futebol de Miguel Ángel Ramírez. Até o momento, o período de atividades tem sido bem avaliado pelo departamento de futebol e comissão técnica.
Contratado no início da temporada de 2021, o técnico espanhol chegou com o objetivo de fazer o Inter atuar no modelo denominado Jogo de Posição. Até o momento, Ramírez comandou a equipe colorada em cinco partidas e obteve três vitórias (Novo Hamburgo, Caxias e Brasil de Pelotas), um empate (São José) e um derrota (Grêmio). Na vitória diante do Ypiranga, a equipe foi comandada por seu auxiliar, Martín Anselmi, já que o comandante não havia tido seu nome publicado no BID da CBF.
Desde a derrota no Gre-Nal, foram quatro treinamentos realizados por Ramírez. A equipe se reapresentou na segunda-feira (5) para iniciar uma maratona de atividades. Inclusive, na quarta-feira (7), foram realizados trabalhos em dois turnos. Na tarde desta quinta-feira (8), os jogadores se apresentam no CT Parque Gigante para mais um dia de atividades.