O nome de Miguel Ángel Ramírez foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e o treinador está liberado para comandar o Inter na partida contra o Novo Hamburgo. O espanhol tem trabalhado desde a semana passada no CT Parque Gigante com o elenco principal colorado para preparar o time para a temporada.
A estreia, que ocorreria inicialmente no final de semana passado, contra o Ypiranga, no Beira-Rio, foi adiada pela falta de regulamentação. Durante o jogo, o treinador foi flagrado invadindo a área técnica para dar instruções aos auxiliares e a procuradoria do TJD-RS ofereceu denúncia pela situação.
Mesmo com risco de punição, Ramírez não corre risco de ficar ausente do banco de reservas contra o Novo Hamburgo neste domingo (21), às 20h, no Vale dos Sinos. O espanhol deverá ser julgado apenas nas próximas semanas. O time será encaminhado nas atividades dos próximos dias no CT Parque Gigante, mas deverá contar com alterações em relação à equipe que entrou em campo na rodada anterior.
O treinador de 36 anos foi contratado pelo diretoria colorada para mudar a filosofia de futebol do Inter. Ramírez é adepto do Jogo de Posição, conceito que tem como referência o seu compatriota Pep Guardiola, atualmente técnico do Manchester City. Isso não significa que o Inter vai jogar como o time inglês ou como o Barcelona nos tempos em que teve Guardiola no comando. É apenas um conceito de jogo sobre o posicionamento dos atletas e suas funções em campo.
A chegada do treinador também tem como objetivo aumentar a utilização de jogadores das categorias de base do Inter durante a temporada. O presidente Alessandro Barcellos e departamento de futebol colorado projetam ter um elenco com 40% dos jogadores formados no celeiro.