Com o objetivo de entregar um grupo de qualidade para a nova comissão técnica, o departamento de futebol do Inter não tem interesse de negociar nenhum de seus principais atletas neste início de temporada. O plano do clube é manter o elenco vice-campeão brasileiro e, se possível, contratar reforços pontuais para que Miguel Ángel Ramírez tenha ferramentas para implantar o seu sistema de jogo.
Desde o término do Campeonato Brasileiro, surgiram informações de que clubes brasileiros estariam interessados na contratação de atletas do Inter. Edenilson e Víctor Cuesta estariam na mira de Atlético-MG e Palmeiras, respectivamente. Entretanto, nenhuma proposta oficial pelos atletas chegou à mesa do presidente Alessandro Barcellos ou do vice-presidente de futebol João Patrício Herrmann.
— Não existe nenhuma negociação no momento. O Inter não recebeu nenhuma proposta oficial por seus jogadores. Nosso planejamento é contar com esses atletas durante a temporada — afirmou Herrmann, em contato com GZH.
O diagnóstico do departamento de futebol colorado, em conjunto com o técnico espanhol, é de que o grupo do Inter tem qualidade e que, a partir dos retornos de Paolo Guerrero, Renzo Saravia, Gabriel Boschilia e Rodrigo Moledo, ficará ainda mais forte.
Além disso, o planejamento do clube para 2021 é utilizar muitos jogadores das categorias de base, algo que é característico do trabalho de Miguel Ángel Ramírez. Até mesmo por isso o treinador tem acompanhado de perto as partidas do Inter neste começo de Campeonato Gaúcho.
Mesmo assim, o departamento de futebol colorado não nega que está negociando a contratação do chileno Carlos Palácios, do Unión Espanhola-CHI. O extrema de 20 anos deve ser a principal contratação colorada para o início de temporada.
Por entender que a posição é a principal carência do atual grupo colorado, que contou apenas com Caio Vidal durante a reta final do Brasileirão, o Inter deve fazer um investimento de US$ 2 milhões (aproximadamente R$ 11 milhões) na contratação do jogador.
Guilherme Pato, que retornou nesta temporada após um período na Série B, defendendo a Ponte Preta, também é avaliado pela comissão técnica. Ele foi o autor do gol que deu a vitória para o Inter sobre o Juventude, na estreia do Gauchão.