Miguel Ángel Ramírez chegou na terça-feira (2), e enquanto não tem o campo para mostrar suas ideias, soube usar as palavras para empolgar os torcedores. Em vídeo divulgado pelo Inter, o novo técnico comparou o clube a uma Ferrari e fez uma promessa aos colorados:
—Vão se divertir e se identificar com o jogo da equipe.
Aos 36 anos, Ramírez dá início ao maior projeto de sua curta carreira, que tem apenas um trabalho no profissional. Ele treinou o Independiente del Valle-EQU entre 2018 e 2019, quando conquistou a Copa Sul-Americana. Antes disso, trabalhou só com categorias de base. No Beira-Rio, seu contrato vai até o final de 2022.
O espanhol de de Las Palmas será o terceiro técnico europeu na história colorada, o primeiro em 84 anos. Já passaram pelo clube o suíço Jean Ryff (1929, 1933 a 1934) e o austríaco Isaac Goldenberg (1937).
Com o treinador, também chegou uma comissão internacional. Seu auxiliar é o argentino Martín Anselmi; o preparador físico, Cristóbal Fuentes, nasceu na Espanha, e o analista de desempenho Luis Piedrahita é colombiano. Todos acompanharam a vitória sobre o Juventude na segunda-feira (1 º) à noite e ao menos Ramírez estará na Boca do Lobo, na quinta-feira (4), para acompanhar o confronto com o Pelotas, válido pela segunda rodada do Gauchão.
Sua estreia à beira do campo ocorrerá na quarta ou na quinta rodada (contra o Ypiranga, em casa, ou contra o Novo Hamburgo, fora). O certo é que nas três primeiras — depois do Pelotas, o time receberá o São Luiz, no dia 8 — a equipe será comandada por Fábio Matias, do sub-20.
Trabalhar com jovens será um dos focos do novo treinador, e sua especialidade. Quando começou sua carreira, comandava uma equipe das categorias de base do Las Palmas. Passou por Alavés, teve uma experiência na Grécia e trabalhou pela Aspire Academy, no Catar. Chegou ao Independiente del Valle em 2018, ainda como técnico dos meninos, mas foi alçado ao time principal no começo do ano seguinte.
Para conquistar a Copa Sul-Americana, eliminou Unión de Santa Fe, Universidad Católica, Caracas, Independiente, Corinthians e Colón. Na Libertadores de 2020, o Del Valle passou da fase de grupos — ficou atrás do Flamengo, mas superou Junior Barranquilla e Barcelona-EQU. Nas oitavas, foi eliminado pelo Nacional-URU, nos pênaltis, após dois empates sem gols.
Recentemente, Ramírez recebeu sondagens de Palmeiras e São Paulo. No entanto, chegou ao acerto com a gestão de Alessandro Barcellos antes mesmo da eleição presidencial colorada. Após aguardar o término da temporada 2020, quando o Inter ainda estava sob o comando de Abel Braga, Miguel embarcou para o Brasil e fechou o contrato.
— É um desafio do tamanho do clube — disse, aos canais oficiais colorados, antes de completar com uma frase de efeito: — Recordo de uma conversa com um assistente, estava vendo uma partida do Inter pela Libertadores e meu assistente me disse: "O Inter é uma Ferrari". Me sinto como um piloto de Fórmula-1 que agora tem uma Ferrari para conduzir.
Na mesma entrevista, revelou ter brincado com Guerrero sobre seu retorno, contou sobre o encontro com Saravia e afirmou que o grupo, que já considera forte, ficará ainda melhor quando os lesionados estiverem a postos. Ele elogiou a estrutura dos centros de treinamento e se disse esperançosos de trabalhar bastante tempo. E garantiu:
— Entendemos isso (o futebol) como um espetáculo. Logicamente queremos ganhar e vamos estar nas partidas tentando estar mais próximos de ganhar do que perder.
No final, restou aos colorados atender a solicitação do novo comandante:
— Que apertem os cintos, porque quando começar, vão desfrutar muito.