O início da temporada 2021 está sendo satisfatório para Zé Gabriel no Inter. O jovem de 22 anos está sendo observado e tem agradado ao novo comandante, Miguel Ángel Ramírez. Nos dois únicos jogos, ele foi escalado como titular na defesa. Em paralelo, o defensor teve a sua permanência assegurada após investida Portland Timbers-EUA. Desta forma, há esperança de que neste ano ele possa assumir de vez a vaga como parceiro de Víctor Cuesta.
Nos dois únicos compromissos colorados com o time principal, e sob o comando do treinador espanhol, o camisa 35 foi titular, ao contrário da formação esperada com Lucas Ribeiro entre os titulares, como foi no fim da temporada 2020.
De acordo com Ramírez, o Gauchão servirá de laboratório para melhor conhecimento do plantel e promover experiências. Porém, as primeiras impressões foram positivas sobre o antigo volante, que foi recuado para zagueiro, ainda com Eduardo Coudet, no começo do ano passado. No entendimento do novo técnico, a saída de bola de Zé Gabriel é qualificada e isso pode ser o diferencial para o jogador.
Em paralelo a isso, o Inter recusou, na virada de ano, uma investida do Portland Timbers-EUA pelo atleta. A proposta de U$S 2,6 milhões (R$ 14,6 milhões) não foi aceita pela direção, por entender que é possível valorizar ainda mais o seu ativo nos próximos meses. O estafe não confirmou se os norte-americanos ainda podem insistir com uma nova oferta.
Com 40 partidas como profissional, Zé Gabriel ainda se adapta ao estilo de Miguel Ángel Ramírez. Assim como fez antes da chegada de Coudet, o jovem buscou informações sobre o jogo posicional para facilitar a compreensão sobre suas novas funções diante da comissão técnica que desembarcou nas últimas semanas no Beira-Rio.
O contrato entre as partes é válido até o final de 2022 e uma renovação poderá ser proposta nos próximos meses. Revelado pelo Corinthians, ele está no Beira-Rio desde 2018. Chegou como meio-campista, despontou como volantes, mas desde a última temporada foi deslocado como defensor, posição que pensa em construir carreira.