As ideias da nova gestão do Inter ganharam o campo nesta terça-feira (9). O novo técnico Miguel Ángel Ramírez, personificação do trabalho baseado em análise de dados e aproveitamento dos jovens, começou os treinos com o grupo principal no CT Parque Gigante. A maioria do elenco voltou a trabalhar após 10 dias de descanso. O vice-presidente João Patrício Hermann assegura que o espanhol está entusiasmado para ocupar seu lugar na casamata do Beira-Rio.
— Logo que o Ramírez tiver condição documental de trabalho, estreia comandando o time da beira do campo. Vai depender desses três dias de treinos agora para saber como estão fisicamente. Alguns poderão jogar no domingo, outros não. E aí vai ter um time talvez alternativo com bastante aproveitamento do time vice-campeão brasileiro e também do sub-20 — explicou o dirigente, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, abrindo a possibilidade de retorno da equipe principal no domingo (14), contra o Ypiranga.
A situação legal do treinador deve ser regularizada nos próximos dias. As pendências existentes são relacionadas ao fato de o Brasil não ter legislação específica para imigrantes espanhóis, segundo Hermann.
O dirigente ainda afirmou que tanto Ramírez quanto a comissão de estrangeiros estão conversando com os jogadores e profissionais do clube para se ambientarem rapidamente. A preocupação maior era fazer a comissão técnica entender as dificuldades do calendário e as distâncias continentais que enfrentarão nas viagens dentro do Brasil, país muito maior do que Espanha e Equador, onde a nova comissão trabalhava antes.
Outro estrangeiro que se aproxima do Inter é Gustavo Grossi. O argentino de 45 anos virou referência continental em captação e formação de jogadores das categorias de base ao conduzir o projeto vencedor e exportador de atletas do River Plate entre 2016 e 2020.
— O Gustavo (Grossi) chegou a Porto Alegre. Estamos conversando com ele. Faz parte de uma seleção com mais outros dois executivos. Há a chance de ser ele. Assim que fecharmos o contrato com ele ou outro, vamos publicizar — revelou o vice-presidente colorado.
Grossi ou o outro escolhido para comandar as categorias de base do Inter encontrarão um time sub-20 que agrada a direção. Hermann elogiou o desempenho da equipe de Fábio Matias nos primeiros três jogos do Gauchão. Ele afirmou que o Colorado não buscará contratações que não venham para repor eventuais saídas, e que até agora não há nenhuma proposta formal de venda ou compra.
— Alguns clubes querem os atletas premiados do Inter no Brasileirão, de carreira consolidada, ou também as revelações, nosso elenco é muito equilibrado neste sentido, mas não há nada concreto — comentou o dirigente, depois de garantir: — Vamos ficar muito atentos à nossa base e não buscaremos nenhum atleta que não seja para reposição de uma saída.