Inter e Flamengo se enfrentam no domingo (21), às 16h, no Maracanã, em um confronto decisivo na disputa pelo título do Brasileirão. Para o duelo diante dos cariocas, o Colorado terá ao menos duas mudanças em relação à equipe que venceu o Vasco por 2 a 0, em São Januário. Cuesta, suspenso pelo terceiro amarelo, é ausência na defesa. Por outro lado, Patrick estará de volta ao time titular.
O volante, que tem atuado em uma faixa mais avançada do campo, como uma espécie de ponta-esquerda, é um dos destaques do Inter na competição nacional. Até o momento, foram 31 jogos disputados e seis gols marcados. Entre os jogadores colorados, Patrick é líder nos desarmes (70) e nos dribles (37). A comentarista dos canais SporTV, Renata Mendonça, ressalta a importância do atleta no esquema de jogo proposto por Abel Braga.
— O Patrick é tão importante para o Inter que, até o último domingo, o clube simplesmente não tinha nenhuma vitória no Brasileirão sem a presença dele em campo. Além de ser um líder, é um jogador extremamente inteligente e voluntarioso. Ele consegue dar suporte ao ataque, aparecendo com muita velocidade pelo lado e também entrando na área para finalizar, além de ter uma importância muito grande na fase defensiva, onde consegue fazer uma recomposição rápida com uma marcação muito forte nos adversários — destacou.
O zagueiro, contratado em 2017, passou por um momento de instabilidade na atual temporada, mas conseguiu se recuperar desde a mudança no estilo de marcação da equipe. Cuesta é o segundo jogador do Inter que mais atuou no Brasileirão, com 34 aparições. Na frente dele, só o goleiro Marcelo Lomba, com 35. O narrador dos canais SporTV, Eduardo Moreno, fala a respeito dos prejuízos que o Colorado terá por não poder contar com o defensor.
— Sem o Cuesta, o time perde muita na parte técnica, na liderança e também na segurança que ele transmite aos companheiros, principalmente para o zagueiro que está ao lado dele. O Inter vai ter que utilizar um zagueiro que pouco atuou ou improvisar. Muito se fala do Dourado ou no Lindoso entrando por ali. O Abel vai treinar e encontrar a melhor solução. Sem poder contar com Cuesta, o Inter também sentirá a falta do entrosamento. O encaixe do setor defensivo é um dos pontos fortes da equipe no campeonato — pontuou.
Mas o que irá influenciar mais no desempenho do Inter diante do Flamengo. A presença de Patrick ou a ausência de Cuesta? De acordo com o comentarista dos canais SporTV, Carlos Eduardo Lino, o camisa 88 é o principal jogador do Colorado no campeonato, mas a perda do argentino deve impactar mais, muito por conta do contexto partida, em que um empate não pode ser visto como negativo pelo clube gaúcho.
— Tecnicamente, acho o momento do Patrick melhor que o de qualquer jogador do Inter. É jogador para seleção do campeonato. No entanto, contra o Flamengo, podendo empatar para manter a vantagem, o Cuesta vai fazer falta. Quem sabe não seja a senha para querer mais jogo? Eu torço por um jogo entre times corajosos. Se é para decidir, que seja agora — argumentou.