O Inter terá um novo comandante no vestiário para a temporada de 2021: Miguel Ángel Ramírez será o treinador com um contrato válido por dois anos. O espanhol mantém contato com os dirigentes, apesar da negativa pública, mas já está ciente das dificuldades financeiras e de que não poderá contar com grandes novidades à disposição logo na sua chegada.
Segundo o presidente Alessandro Barcellos, que ainda não oficializa o novo profissional na comissão técnica, Abel Braga deixa um legado:
— Uma temporada que começou lá atrás, atípica, que teve dois modelos de jogo, uma quantidade importante de lesões em jogadores importantes, teve lançamento de muitos jovens. Uma campanha importante, faltou o principal, que seria o título, mas deixa um legado importante para a nova temporada — disse o presidente, em coletiva depois do vice do Brasileirão.
São tratados como principais reforços as recuperações dos titulares lesionados. Guerrero ficará disponível para atuar ainda no mês de março. O peruano poderá ser o comandante de ataque da nova comissão técnica já na disputa do Estadual de 2021.
O segundo retorno deverá ser de Renzo Saravia. O lateral é aguardado nos gramados entre abril e maio. Ele renovou o seu vínculo de empréstimo até o final da temporada de 2021, cedido pelo Porto-POR.
No final do primeiro semestre, Gabriel Boschilia deverá estar liberado pela fisioterapia. Os três mencionados se recuperam de reconstrução dos ligamentos no joelho direito.
O último reforço caseiro que deverá retornar na temporada de 2021 é Rodrigo Moledo. Ele é aguardado pelos dirigentes apenas no último trimestre. Com isso, Pedro Henrique, Lucas Ribeiro e Zé Gabriel seguem como alternativas na formação da defesa ao lado de Cuesta.
O grande reforço
Paralelamente, o tão aguardado retorno de Taison está previsto para a segunda metade do ano. Depois da finalização do seu contrato com o Shakhtar Donetsk, em 30 de junho, ele estará liberado para ser jogador do Inter após mais de uma década. Será a principal contratação da temporada, já que não haverá a busca por outros atletas deste porte em função da limitação financeira.
A pretensão do departamento de futebol é captar jogadores acessíveis sem grandes investimentos — atletas jovens e com capacidade de negociação a médio prazo devem ser buscados. Num primeiro momento, um lateral-esquerdo foi solicitado por Ramírez, mas extremas e zagueiros também são analisados. Muitos jovens receberão oportunidades, já durante o Gauchão. Apostar em garotos faz parte da filosofia de trabalho do novo treinador.
Por outro lado, alguns jogadores podem ser liberados para aliviar a folha salarial, mas também para abrir espaço para contratações e promessas. Uendel e Leandro Fernández são os mais próximos de deixar o Estádio Beira-Rio neste momento. Em caso de ofertas satisfatórias, titulares podem ser vendidos.
As primeiras semanas de Ramírez em Porto Alegre serão de muitas conversas para confirmação das análises feitas por vídeo, enquanto esperava a troca no calendário. Desta forma, os primeiros dias serão decisivos no planejamento colorado com o novo comandante.