Os dias que antecederam o duelo com o Flamengo já haviam transformado Rodinei em um dos personagens da partida. Para que o lateral-direito estivesse no gramado do Maracanã, neste domingo (21), o Inter contou com a ajuda de um torcedor, que doou o valor da multa redigida no contrato de empréstimo junto ao clube carioca: R$ 1 milhão. Porém, o destino fez o jogador ser ainda mais citado após o jogo.
Expulso no início do segundo tempo, depois de o árbitro consultado o VAR por conta de um pisão no tornozelo de Filipe Luís, o atleta colorado rumou para o vestiário mais cedo. Em vantagem numérica, o Rubro-Negro construiu a virada de 2 a 1 que o levou à liderança do Brasileirão. Mas, nos 49 minutos que esteve em campo, como foi a atuação de Rodinei?
Atuação defensiva
O Inter teve menor posse de bola durante todo o jogo, mas a supremacia flamenguista foi ainda superior na etapa inicial, quando terminou com 64%. Diante deste cenário, seria até natural que o comportamento de Rodinei fosse mais defensivo do que ofensivo. A conclusão se torna mais evidente ainda quando é feita a comparação com o jovem Heitor, que ingressou na lateral no segundo tempo. Analisando os mapas de calor elaborados pelo site SofaScore, é nítido que o camisa 22 se posicionou de forma mais defensiva do que o seu reserva imediato (ver quadro abaixo).
Até por conta disso, mesmo tendo atuado por menor tempo, Rodinei se destacou como um dos atletas que mais desarmaram na partida (três vezes, segundo o SofaScore), atrás somente de Filipe Luís (6) e Rodrigo Dourado (4). Além disso, sofreu um único drible — para seu azar, no duelo com Bruno Henrique, que gerou o passe para Arrascaeta e o gol de empate dos donos da casa. Outro ponto a se ressaltar é que o lateral colorado cometeu somente uma falta: justamente no lance que ocasionou a sua expulsão.
Baixa contribuição ofensiva
Apesar de ter acertado a trave do goleiro Hugo, aos 42 minutos do primeiro tempo, o lateral colorado apresentou uma baixa contribuição ofensiva. Preocupado em segurar os avanços de Bruno Henrique, Rodinei subiu muito pouco ao ataque. Para se ter uma ideia, não realizou nenhum cruzamento, enquanto Moisés, na lateral esquerda, foi responsável por oito bolas alçadas na área flamenguista. Também errou as quatro tentativas de lançamentos. No geral, o lateral tocou 28 vezes na bola, distribuindo 12 passes, mas errando a metade deles.
Confira os números de Rodinei contra o Flamengo:
49 minutos em campo
Toques na bola: 28
Passes: 12 (6 errados)
Finalizações: 2 (1 na trave e outra bloqueada)
Cruzamentos: nenhum
Lançamentos: 4 (nenhum certo)
Tentativas de dribles: 2 (1 certo)
Dribles sofridos: 1
Desarmes: 3
Faltas cometidas: 1
Perda de posse: 10
*Números levantados pelo SofaScore