O Inter não revela se vai ou não utilizar Rodinei na "decisão" do Brasileirão, domingo (21), contra o Flamengo, no Maracanã. O lateral-direito está emprestado pelo clube carioca até maio deste ano e para poder enfrentar sua ex-equipe, o clube gaúcho precisa pagar uma multa de R$ 1 milhão, prevista em contrato assinado quando ele foi contratado no começo da temporada.
Rodinei chegou à Gávea em 2016 e fez parte das conquistas da Libertadores e do Brasileirão de 2019, além de dois títulos estaduais (2017-19). Foram 160 jogos e oito gols, um deles histórico, já que assegurou ao Flamengo a conquista do estadual de 2017.
Na decisão diante do Fluminense, a equipe treinada por Zé Ricardo venceu o primeiro jogo por 1 a 0, gol de Everton, hoje no Grêmio. Na volta, Henrique Dourado colocou a equipe de Abel Braga na frente, mas Paolo Guerrero empatou para o Flamengo.
O Fluminense pressionava em busca do gol da virada, quando Rodinei substitui o lateral-esquerdo peruano Trauco, aos 16 minutos do segundo tempo, e mudou o jogo. Na reta final da partida, ele foi derrubado pelo goleiro Diego Cavalieri que foi expulso. Logo depois, num contra-ataque, o então camisa 2 flamenguista recebeu um passe antes do meio-campo, arrancou em velocidade até a entrada da área e finalizou no canto direito baixo do equatoriano Orejuela, que a esta altura ocupava a meta.
Na comemoração do gol, Rodinei ainda acabou protagonizando uma cena incomum: sua camiseta foi roubada por um torcedor.
— Estou rindo agora, lembrando do momento. Fui comemorar com a torcida e dei mole: tirei a camisa. No outro jogo, eu tinha brincado com o Diego que ia subir para comemorar com a torcida. Não consegui ver quem foi, mas pegaram minha camisa — disse à época o herói improvável de um time que contava com o experiente zagueiro Juan, Leandro Damião e Paolo Guerrero.
Rodinei permaneceu no Flamengo até o final de 2019 e só perdeu espaço após a chegada de Rafinha, contratado para formar a grande equipe dirigida por Jorge Jesus. Mesmo assim, permaneceu como reserva e esteve presente inclusive no grupo que disputou o Mundial de Clubes.
A saída para o Inter foi definida pelo próprio técnico português. O empréstimo termina em maio. Segundo o vice-presidente de futebol do clube carioca, Marcos Braz, o futuro do jogador, que tem vínculo até o final de 2022 e multa rescisória de 4 milhões de euros (R$ 26,2 milhões), está indefinido.
— Não mudou. Fui bem claro na época que não nos interessava. Até porque, isso foi discutido com o técnico que estava na época (Jorge Jesus), e o atual ainda não tratou sobre esse assunto. Seis meses atrás, falei na parte tática e técnica passada pelo técnico daquele momento. Vamos discutir um pouco mais à frente. O Rodinei pertence ao Flamengo, respeitamos muito ele e é uma excelente pessoa. Quem vai falar sobre esse assunto é o Rogério (Ceni).
Passados três anos e sete meses, Rodinei e Abel estão do mesmo lado e o lateral de 29 anos pode ajudar o técnico das principais conquistas do Inter a escrever mais uma brilhante página na história colorada.
O mistério sobre o aproveitamento do camisa 22 colorado no Maracanã persiste, mas se depender do que Abel Braga pensa sobre o jogador, a decisão está tomada.
— Rodinei, acho, pelo campeonato, pelo ano que terminou e esse, com certeza, pode vir coisa muito boa para ele pela frente. Por que não uma Seleção Brasileira? Está em um momento extraordinário, com uma força e uma velocidade incríveis. Mas ele tem um contrato, tem uma multa. Vamos ver, a direção que vai resolver —declarou o treinador após a vitória sobre o Vasco, na última rodada.