A temporada 2020 do futebol brasileiro ainda não se encerrou, e os clubes tentam planejar o que ocorrerá a partir de 28 de fevereiro, quando se inicia o calendário 2021. Além de contratações e manutenção de elencos, as equipes também buscam recuperar jogadores que se lesionaram no transcorrer do último ano. No Inter, líder do Brasileirão, os reforços à vista são Paolo Guerrero, Renzo Saravia e Boschilia, que sofreram lesões de joelho e que estão em fase avançada de recuperação. Porém, o trio não deverá estar disponível para as primeiras partidas do Gauchão.
Em outubro, o Inter perdeu Saravia e Boschilia, que sofreram ruptura de ligamento cruzado do joelho direito. O lateral-direito se lesionou na partida contra o América de Cali, pela Libertadores, enquanto o meia sentiu o problema durante treinamento realizado no CT do Parque Gigante.
A dupla ainda não tem previsão estimada de retorno aos gramados e diferentemente de Guerrero, que segue trabalho de aprimoramento da parte física aos cuidados do coordenador de performance do Inter, Elio Carravetta, ainda precisa ultrapassar alguns estágios.
"Todos os atletas citados estão aos cuidados da fisioterapia e do departamento médico. O Guerrero realiza algumas inserções de trabalhos mais específicos", informou o clube, via assessoria de imprensa.
Prazos não são estabelecidos dentro deste processo de retomada das atividades.
"Sem prazo. Vai muito da evolução de cada um no dia a dia. Depois do atual estágio, eles ainda vão passar pela etapa de recondicionamento físico, e só depois que passarão a fazer alguns trabalhos com bola", complementa o departamento de comunicação colorado, que concentra as informações por determinação da diretoria.
Após todas estas etapas terem sido cumpridas é que os jogadores serão liberados para participar de todos os treinamentos com o restante do grupo. Até lá, o Inter já terá finalizado o Brasileirão.
Mais perto da volta
Quem está em fase mais adiantada de recuperação é Guerrero, que passou por uma cirurgia, ainda em agosto, para reconstruir os ligamentos cruzados do joelho direito, rompidos na derrota para o Fluminense, no Maracanã.
O peruano, inclusive, recebeu nos últimos dias a visita do preparador físico da seleção de seu país, Néstor Bonillo, que viajou a Porto Alegre para observar como está o camisa 9. Segundo o profissional, a ideia é ter o artilheiro na rodada de março das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
— Estamos em contato permanente com nossos jogadores. Com Paolo, tenho comunicação constante, está absolutamente convencido que em 25 (de março) estará para a rodada dupla de março. Confiamos nele — declarou o preparador ao jornal peruano Depor.
Nos últimos dias, o atacante tem participado de atividades no campo. Já calçou chuteira e participou do trabalho de aquecimento com os demais atletas.
Na atual campanha colorada, Guerrero participou das três primeiras rodadas, marcou três gols e deu uma assistência. Boschilia atuou em 13 jogos, com um gol e uma assistência, enquanto Renzo Saravia fez oito jogos e deu um passe para gol.