Após a lesão grave do zagueiro Rodrigo Moledo, o técnico do Inter, Abel Braga, jamais teve dúvidas sobre quem seria o seu substituto. Seguro na bola aérea, o garoto Lucas Ribeiro, 21 anos, chamou atenção do treinador pela estatura e pela boa atuação nos treinos e conquistou ao natural a vaga como parceiro de Víctor Cuesta.
Contratado em agosto do Hoffenheim-ALE, o defensor não recebeu oportunidades com o técnico Eduardo Coudet. Após a mudança no comando, a boa estatura e a impulsão nas bolas aéreas foram as primeiras características que impressionaram Abel nos treinamentos. Com 1m90cm, o atleta é mais alto do que todos os demais titulares.
Após a sua estreia, no empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, Lucas Ribeiro conquistou definitivamente o posto de reserva imediato de Rodrigo Moledo. Com a lesão do titular, que só volta no final de 2021, o atleta assumiu a titularidade.
— Ele estreou fora de casa contra o Atlético-MG e foi muitíssimo bem. Ele quem começa (contra o Fortaleza, no lugar de Rodrigo Moledo), não há dúvidas disso. Quando estava no Vitória, estava no radar de todos os clubes e foi vendido para um futebol extremamente competitivo e difícil que é o Alemão. Não conseguia entender por que ele não tinha chances — declarou Abel nesta quinta (14), em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Já o garoto Zé Gabriel, 21 anos, que era titular com Coudet, à frente inclusive de Moledo, acabou perdendo espaço.
— O Zé Gabriel está melhorando a cada dia. Ele tinha alguns defeitos que poderiam ter sido tirados. E está perdendo isso rapidamente. É um jogador muito rápido e que não precisa se precipitar — explicou.
Confira os cinco motivos de Abel para escolher Lucas Ribeiro como substituto de Moledo:
1) Segurança na bola aérea
Com 1m90cm, Lucas Ribeiro é o mais alto entre os jogadores de linha da equipe. Além disso, Abel define a sua impulsão para cabecear como incrível. Destaque nos treinos de bola parada, o defensor também foi escolhido por dar segurança nas bolas aéreas defensiva e ofensiva.
2) Velocidade
É outra virtude que chamou atenção do treinador nas atividades do dia a dia. Por ser um zagueiro rápido, é difícil que ele seja derrotado na velocidade pela maioria dos atacantes.
3) Agressividade nos desarmes
Abel elogiou o desempenho de Lucas Ribeiro nos duelos mano a mano. Agressivo nos desarmes, o jogador sofre poucos dribles. Em entrevista ao Show dos Esportes, o treinador classificou o defensor como um "zagueiro completo" para a idade.
4) Frieza
É uma das virtudes mais valorizadas pelo treinador. Na avaliação de Abel, o atleta mantém a seriedade quando o time está vencendo e não se afoba quando o jogo está complicado.
— Ele não se apavora com nada — disse Abel.
5) Experiência para a idade
Mesmo jovem e tendo iniciado apenas duas partidas como titular pelo Inter, Lucas Ribeiro possui uma experiência no futebol europeu. Ainda que tenha jogado muito pouco pelo Hoffenheim, Abel valoriza a trajetória do garoto:
— Quando ele estava no Vitória (clube pelo qual foi revelado), estava no radar de todos os clubes. E foi vendido para um futebol extremamente competitivo e difícil, que é o alemão. Não conseguia entender por que ele não tinha chances.