A goleada sobre o São Paulo por 5 a 1 na quarta-feira (20) fez o Inter chegar à liderança do Brasileirão mais uma vez. Agora com 59 pontos, dois a mais do que o time paulista, vice-líder da competição, o Colorado terá mais um confronto direto na próxima rodada, no domingo, às 16h, no Beira-Rio. Sem vencer há 11 clássicos contra o Grêmio, a equipe de Abel Braga tentará quebrar este tabu para se manter em primeiro lugar.
Mais do que os três pontos válidos pela partida, uma vitória no clássico pode representar muito para o Inter — matematicamente, mas também animicamente para a reta final do Brasileirão. Restam sete rodadas para o término da competição.
1) Conforto na tabela
Conquistar três pontos no domingo significaria a manutenção da liderança da competição nacional, podendo ter para o segundo colocado uma diferença entre um e quatro pontos, dependendo de resultados paralelos com São Paulo, Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras. Se empatar, o Inter também deve manter a liderança, a menos que o São Paulo aplique uma goleada histórica no Coritiba.
2) Fim do jejum em clássicos
Caso o Colorado saia vitorioso no domingo, o resultado quebrará também um tabu que já dura 11 jogos em duelos contra o Grêmio, dando confiança para o restante da temporada. A última vez que o Inter ganhou do Tricolor foi em setembro de 2018, quando Edenilson fez 1 a 0 em jogo válido pelo returno do Brasileirão daquele ano. Desde então, são seis vitórias para o time de Renato Portaluppi e cinco empates.
3) Atrapalhar os planos do rival
Se do outro lado o Grêmio considera importante sair vivo da sequência de confrontos diretos no Brasileirão para seguir em busca do título, uma vitória do Inter na partida de domingo poderia significar o fim da pretensão gremista de se sagrar campeão brasileiro na temporada de 2020. Além disso, poderia complicar até mesmo a briga por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2021.