A primeira meta do Inter na temporada 2021 é ganhar o Gauchão. Para a nova direção, que toma posse no dia 4 de janeiro, a conquista do Estadual seria importante para a retomada da autoestima. A competição, que o Colorado não vence desde 2016, deve servir também como laboratório para o uso de diversos garotos da base.
— O Gauchão é importante. É um torneio que nós não ganhamos nos últimos anos. Somos o clube que mais ganhou esta competição, não podemos nos desacostumar a ganhar de maneira nenhuma. Precisamos ganhar o Campeonato Gaúcho. Isso também nos dará um lastro para galgar outros títulos — declarou o presidente eleito, Alessandro Barcellos.
Como o intervalo entre o fim do Brasileirão 2020 e o início do Gauchão 2021 será de apenas três dias, o Inter disputará vários jogos do Estadual com um time de garotos. O maior aproveitamento da base é, aliás, uma das metas institucionais da nova gestão.
Enquanto isso, a ideia é que o time principal faça uma espécie de pré-temporada informal em meio à competição. O provável novo técnico, o espanhol Miguel Ángel Ramírez, utilizará este período para conhecer o grupo e se adaptar ao clube.
Para isso, o clube prioriza, nos meses de janeiro e fevereiro, a conquista da vaga direta à fase de grupos da Libertadores, através do Brasileirão. Caso o Colorado se classifique para a as fases preliminares da competição continental, o novo treinador já terá um mata-mata de "vida ou morte" nos dias 3 e 10 de março, pouco mais de uma semana após o início da temporada.
Outro objetivo tratado como prioritário é o Gre-Nal do dia 24 de janeiro. O fim do jejum de vitórias em clássicos também é visto como importante para o ambiente e para a retomada da confiança.