Resta menos de um mês para o fim do Campeonato Brasileiro e o Inter, atual líder da competição, faz um trabalho intenso nos bastidores para evitar qualquer tipo de problema pela vantagem obtida até o momento. Os quatro pontos que separam o Colorado dos vice-líderes São Paulo e Flamengo são esquecidos, e a ordem geral no clube é atenção jogo a jogo para o título ser conquistado.
Logo após a vitória no Gre-Nal, obtida de virada por 2 a 1, no Beira-Rio, na última semana, depois de 11 clássicos sem vencer o maior rival, o técnico Abel Braga foi taxativo em dizer que não via "soberba" em seus atletas. Desta forma, os dias seguintes foram de conversas explicando que ainda há um caminho a ser percorrido para quebrar o jejum de 41 anos sem a taça nacional.
Inclusive, eventuais celebrações mais provocativas já foram cobradas nos bastidores. Há o entendimento que ainda não é o momento para festejar, já que faltam rodadas até o término do Brasileirão.
— Tranquilidade. Calma. Paz. Harmonia. Respeito. Todos esses valores são o que temos visto no Beira-Rio — avaliou o vice de futebol, João Patrício Hermann, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Com um elenco com jovens e mais "cascudos", os jogadores passam a adotar cautela nas manifestações. Na mesma linha do dirigente se manifestaram os jovens Nonato e Praxedes em entrevistas na Rádio Gaúcha nos últimos dias. Um pouco mais experiente, o lateral-esquerdo Moisés também ressaltou a atenção no embate diante do Bragantino, neste domingo (31), às 18h15min, em casa, e fugiu da polêmica com as declarações de Renato Portaluppi:
— O Gre-Nal já passou. Nós vencemos o jogo e conseguimos uma vitória importante contra o nosso rival. Vocês conhecem ele bem, e ele pode falar o que quiser. Nós estamos focados no Bragantino, que é o nosso próximo adversário — disse o defensor.
Após a finalização do trabalho dentro de campo visando mais um compromisso pelo Brasileirão, que será feita na tarde deste sábado (30), os atletas iniciam a concentração. Nas conversas e palestras a ideia é reforçar ainda mais o foco em cada rodada para evitar distrações e alcançar em menos de um mês o título tão esperado.