Em busca da recuperação na temporada, após tropeços na Libertadores e no Brasileirão, além da eliminação na Copa do Brasil, o Inter terá como adversário o líder do campeonato nacional: o Atlético-MG. Na casamata do adversário estará um técnico que chama atenção: Jorge Sampaoli. O retrospecto, no entanto, é positivo para o Colorado: jamais foi derrotado pelo treinador.
Foram cinco confrontos até o momento entre Inter e o comandante argentino. Dois em 2010, quando ele trabalhava no Emelec — casualmente, na Libertadores que rendeu o segundo título da competição ao Colorado —, mais dois na passagem dele pelo Santos, e o último já pelo Atlético-MG, na atual edição do Brasileirão.
Pela equipe equatoriana, Sampaoli perdeu no Beira-Rio, por 2 a 1, e segurou um empate em casa. Na ocasião, o responsável por orientar o clube gaúcho ainda era o uruguaio Jorge Fossati.
Em 2019, tudo ficou zerado: empates na Vila Belmiro e Beira-Rio. No primeiro turno, ainda era Odair Hellmann quem treinava o Colorado. Já em casa, após a saída do treinador, Ricardo Colbachini era o responsável interinamente na casamata enquanto o acerto com Zé Ricardo não tinha sido finalizado.
Na atual temporada, no primeiro turno, o confronto rendeu a liderança ao time comandado por Eduardo Coudet. No Beira-Rio, com gol de Thiago Galhardo, o Inter bateu o Atlético-MG por 1 a 0.
Para manter o bom retrospecto, agora com Abel Braga, e buscar a retomada em 2020, o Inter deverá superar um adversário motivado. O time mineiro terá 12 retornos — muitos que estavam fora por casos positivos de covid-19. O próprio Sampaoli voltará à casamata após a recuperação da doença.
— Tem um jogo bem característico pela ideia do Sampaoli, que é o jogo de posição. É um time bastante agressivo, busca o ataque o tempo todo, coloca muitos jogadores para atacar, de cinco a sete, com cinco, se possível, entrando dentro da área. O Guilherme Arana, que é lateral, é um meia pela esquerda. Jogadores bem aberto pelos lados: Keno pela esquerda e pela direita outro jogador. Joga no 4-3-3 sem a bola e atacando num 3-2-5. É um jogo bem característico — resume o jornalista Léo Gomide, comentarista da Rádio 98 FM de Belo Horizonte.
Confira os confrontos de Sampaoli contra o Inter:
23/2/2010: Inter 2 x 1 Emelec - Libertadores
14/4/2010: Emelec 0 x 0 Inter - Libertadores
26/5/2019: Santos 0 x 0 Inter - Brasileirão
13/10/2019: Inter 0 x 0 Santos - Brasileirão
22/8/2020: Inter 1 x 0 Atlético-MG - Brasileirão