Ainda que esteja com a vaga bem encaminhada, o Inter precisará confirmar a classificação para as oitavas de final da Libertadores na noite desta quinta-feira (22), a partir das 21h30min, diante da Universidad Católica, no Chile. Para o confronto decisivo, o técnico Eduardo Coudet voltará a contar com Edenilson, ausente nas últimas três rodadas por conta da suspensão pela briga no Gre-Nal de 12 março, na Arena.
Edenilson foi peça-chave de Coudet no começo da Libertadores. Após o ter o desempenho questionado durante a etapa preliminar nos confrontos com Universidad de Chile e Tolima, o Inter iniciou a fase de grupos com grande atuação na goleada sobre a Católica em partida que o camisa 8 passou a jogar como homem central da linha de três meias.
Essa formação se repetiu no Gre-Nal de março, quando o Colorado fez sua melhor atuação em clássicos na temporada apesar do empate sem gols. Na volta da competição continental, em setembro, Coudet teve dificuldade para encontrar o equilíbrio no meio-campo sem Edenilson.
O Inter venceu apenas um dos três jogos na retomada da Libertadores. A única vitória foi diante do América de Cali por 4 a 3, no Beira-Rio, quando a linha de três meias teve Boschilia, Nonato e Patrick.
No Gre-Nal, porém, Patrick estava lesionado e Coudet optou pela criticada formação com Musto e Lindoso juntos acompanhando Marcos Guilherme e Boschilia no meio-campo. Contra o América, na Colômbia, Nonato voltou a jogar na função central tendo Praxedes e Patrick pelos lados. Em nenhum momento, o time conseguiu repetir as boas atuações das primeiras duas rodadas do Grupo E.
O comentarista dos canais SporTV Carlos Eduardo Lino ressalta que Edenilson é um jogador que dá estabilidade ao time do Inter.
— O Edenilson é um cara com arranque e força, que dá estabilidade. Ele ajuda na marcação e também apoia no jogo curto porque tem qualidade. O Edenilson é um dos diferenciados do elenco. O Inter tem poucos como ele. O Edenilson é um jogador que pode fazer a diferença para o Inter na hora de brigar por título — observa.
Apesar da importância para o funcionamento da engrenagem colorada, Edenilson passou por contestações recentemente. O camisa 8 teve uma queda de desempenho justo no momento em que recebeu a proposta do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, em setembro. Mesmo com a negociação aberta, ele seguiu na equipe e até chegou a receber a braçadeira da capitão de Eduardo Coudet.
Coincidência ou não, Edenilson voltou a ter um desempenho de destaque depois que a negociação foi encerrada. O camisa 8 foi decisivo em seus últimos três jogos no Brasileirão. Ele deu assistências para Thiago Galhardo e Yuri Alberto contra Bragantino e Sport, respectivamente, e fez o gol que abriu o caminho para a vitória de 2 a 0 sobre o Vasco, no último domingo.
— É normal que cheguem propostas para todos os jogadores. Sempre fiquei muito tranquilo. Sei da importância que eu tenho para equipe, e o que posso fazer é retribuir dentro de campo. Tive uma primeira conversa com o Inter, eu chegar a aceitar uma proposta é um desrespeito com o clube, mas conversas são normais no futebol. Tenho contrato com o Inter até o final de 2022 e sempre que chega algo, a gente conversa, como foi falado. Entramos em um consenso de que não era o momento para mim e para o clube — disse o camisa 8 sobre a negociação após o triunfo sobre os cariocas.
Tendo influência ou não do encerramento das negociações com Al-Ittihad, o fato é que Edenilson foi um dos protagonistas da sequência de vitórias do Inter no Brasileirão. O Colorado tentará nesta noite voltar a vencer pela Libertadores para, além da classificação para as oitavas, brigar pelo primeiro lugar do Grupo E - dependerá daí de um tropeço do Grêmio diante do América de Cali.
Como Coudet montou a linha de três sem Edenilson
- Inter 4 x 3 América: Boschilia, Nonato e Patrick
- Inter 0 x 1 Grêmio: Marcos Guilherme, Lindoso e Boschilia
- América 0 x 0 Inter: Praxedes, Nonato e Patrick
Do que o Inter precisa para se classificar
- Vitória classifica (pode ser em primeiro se o Grêmio não vencer)
- Empate classifica em segundo
- Derrota classifica se o América de Cali não vencer e ainda tirar cinco gols de saldo