O Inter enfrenta o Sport na noite desta quarta-feira (14), a partir das 21h30min, na Ilha do Retiro, com a expectativa do retorno de Rodrigo Dourado aos gramados. O volante, que não atua desde julho do ano passado, é a grande novidade na delegação que viajou a Pernambuco e está à disposição do técnico Eduardo Coudet para o decorrer da partida que pode valer a liderança do Brasileirão. O Colorado assumirá o primeiro lugar na classificação se vencer e contar com derrota do Atlético-MG para o Fluminense e do Flamengo para o Bragantino.
Rodrigo Dourado esteve em campo pela última vez no jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil, em 10 de julho do ano passado, há exatos 462 dias. Dois meses antes dessa partida, em maio, ele havia sido submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo. Apesar de ter voltado a atuar, seguiu sentindo dores local e teve constatada a presença de um edema ósseo, que gerou a necessidade de novo procedimento cirúrgico e uma série de incertezas sobre o seu futuro.
No período, o jogador de 26 anos teve a previsão de retorno aos campos postergada diversas vezes pelo departamento médico colorado. Em busca de recuperação, Rodrigo Dourado recorreu a um tratamento à base de células-tronco para acelerar a cicatrização do edema ósseo, que lhe causava dores. Já na fase final da recuperação, no mês passado, o atleta precisou ser afastado dos treinos durante por ter testado positivo para covid-19. Na última semana, porém, o técnico Eduardo Coudet deu o sinal de que a volta do volante estava próxima.
— Dourado está muito melhor, não tem sentido mais dores nem sequelas. Está com um volume bom de trabalho e se sentindo melhor. O que lhe falta é ritmo de jogo. Vamos tratar de trabalhar com ele, fazer trabalhos com bola. Ele é importante para o clube. Ele teve uma parada importante, mas tem trabalhando de boa maneira. Tem a questão da adaptação a um trabalho distinto do que vinha tendo. Em algum momento, vamos precisar dele. Está cada vez melhor — revelou o treinador após a vitória de 2 a 0 sobre o Bragantino, na última quinta-feira.
A importância de Rodrigo Dourado para o Inter vai além das questões técnicas pelo momento de dificuldade financeira que passa o clube. De acordo com o site transfermarkt, o valor de mercado do volante de 26 anos atualmente é de 4 milhões de euros. Apenas Patrick, avaliado em 4,5 milhões, aparece mais cotado que ele no atual elenco colorado no site especializado em mercado.
Nesta noite, Dourado será a primeira opção no banco de reservas para Rodrigo Lindoso já que Damián Musto teve constada uma lesão no quadril e não tem precisão de retorno aos treinos. Quem também ficou fora da viagem foi Heitor, com um desconforto muscular na coxa direita. Com isso, Rodinei irá ocupar a lateral direita.
A escalação do Inter tem dúvidas do meio para frente. Edenilson retorna ao meio-campo, mas Boschilia segue fora. Com isso, Marcos Guilherme e Praxedes brigam por uma vaga no setor que terá ainda Patrick. D'Alessandro cumpre suspensão após ter levado o terceiro amarelo na vitória sobre o Athletico-PR. O desgaste pela sequência de jogos ainda pode forçar Eduardo Coudet a deixar Thiago Galhardo no banco nesta noite.
Adversário colorado, o Sport vem de duas derrotas seguidas no Brasileirão. A equipe pernambucana levou 3 a 0 do Flamengo, no Maracanã, na semana passada, e foi batida pelo Botafogo, no domingo, em casa, por 2 a 1.