Os colorados fazem jus ao nome do clube: Internacional. Na elite do futebol brasileiro, não há nenhum outro elenco com tantos jogadores estrangeiros. Além da comissão técnica, chefiada por Eduardo Coudet, o time foi reforçado recentemente pelo uruguaio Abel Hernández e pelo argentino Leandro Fernández, completando uma legião de oito atletas nascidos fora do país.
— Todos podem jogar juntos. Hoje estamos jogando sem um atacante posicional, então, todos podem jogar juntos. São atletas que vão se adaptar ao sistema, podem jogar de centroavante, por fora ou até de segundo atacante — declarou Coudet quando questionado sobre a possibilidade de usar um ataque com os dois últimos contratados.
No entanto, há um problema: a CBF impõe o limite de cinco inscritos em súmula a cada partida por competições nacionais. O cenário é diferente quando se trada de Libertadores, já que a Conmebol não adota limitações desta natureza. Pelo Brasileirão e Copa do Brasil, não importa quem ficará no banco de reservas ou irá a campo, mas apenas cinco, dos oito que hoje compõem a folha salarial do clube, podem ser relacionados para o jogo. Ou seja, o treinador será obrigado a fazer um rodízio entre os "gringos".
Atualmente, o lateral-direito Saravia e o zagueiro Víctor Cuesta são considerados titulares da equipe. Com a lesão de Paolo Guerrero, que só voltará aos gramados em 2021, a lista perde um concorrente. Ainda assim, restariam mais cinco atletas brigando por três vagas semanalmente: o volante Musto, que quase sempre costuma entrar no segundo tempo, o meia D'Alessandro, ídolo da torcida e um dos líderes do vestiário, o jovem meia Sarrafiore, que tem sido improvisado no ataque, além de Leandro Fernández e Abel Hernández, que ainda não estrearam.
Uma situação que poderá amenizar esta disputa interna está na dupla cidadania aguardada por D'Alessandro. Defendendo o Inter desde 2008, o camisa 10 deu entrada na documentação ainda em 2017 e espera para este ano a liberação do governo brasileiro, que aliviará a dor de cabeça para Coudet.
Confira os estrangeiros do elenco colorado:
Renzo Saravia (lateral-direito): Argentina
Víctor Cuesta (zagueiro): Argentina
Damián Musto (volante): Argentina
Andrés D'Alessandro (meia): Argentina
Martín Sarrafiore (meia): Argentina
Leandro Fernández (atacante): Argentina
Abel Hernández (atacante): Uruguai
Paolo Guerrero (atacante): Peru