Depois de se sagrar campeão da Copa São Paulo pela quinta vez no primeiro semestre de 2020, o Inter buscará conquistar mais uma competição nacional na retomada do futebol das categorias de base. A partir desta quinta-feira (24), às 15h30min, o Colorado estreará no Brasileirão sub-20 contra o Flamengo, em Alvorada.
Ainda que alguns jogadores campeões em janeiro tenham subido para o profissional, como o meio-campista Praxedes, o lateral-esquerdo Léo Borges, e o atacante Léo Ferreira, e outros tenham sido emprestados, caso Guilherme Pato, outros atletas estão à disposição do técnico Fábio Matias para a disputa do Brasileiro, como Emerson Júnior, Mazzeti, Carlos Eduardo, Tiago Barbosa e Murilo. Não está descartado, inclusive, que alguns desses jogadores possam ganhar ritmo atuando na base para ficarem ainda mais prontos para o treinador do time principal.
A preparação colorada para a competição recomeçou no meio de agosto e a equipe já disputou dois jogos-treinos, contra Pelotas e São José, para recondicionar fisicamente os atletas que iniciarão sua caminhada na competição na quinta.
— Sabemos que vamos ter dificuldade por esses meses parados, velocidade de execução dentro de jogo vai ser mais baixa, com certeza. Fizemos um bom processo, construímos tudo de forma organizada. O crescimento vai acontecer ao longo dos jogos. Acredito que na sexta, sétima rodada, já vamos alcançar o nosso nível ideal — admite o treinador da equipe.
Apesar do título em janeiro, Matias afirma que a equipe está consciente de que tem que consolidar aquilo que foi feito durante a disputa da Copa São Paulo.
— Colocamos muito que é uma nova competição. Foi maravilhoso, mas é um novo momento. Precisamos consolidar aquilo que foi apresentado na Copa SP. Nós da comissão estamos cientes disso e eles também. Com certeza é um acréscimo de visibilidade para os jogadores — acrescenta.
O treinador, inclusive, ganhou dois reforços estrangeiros para a competição. O centroavante argentino Zalazar, contratado por empréstimo junto ao Boca Juniors-ARG, e o atacante colombiano Amaya, que estava no Atlético Hulia-COL. Os dois vendo sendo elogiados pelo rendimento nos treinamentos.
A característica da equipe de Fabio Matias é similar a vista na equipe principal do Inter, de Eduardo Coudet, com um futebol propositivo e com marcação alta.
— De forma geral, uma equipe agressiva e que busca ter a posse de bola. Tem característica de pressionar alto o adversário. Sempre fazer um jogo de proposição. Nosso objetivo da base, é formar jogadores e fazer um jogo prazeroso pra quem assiste — completa.
No último ano, o Colorado terminou a competição em 17º lugar. A formação para o primeiro jogo do torneio será definida nas duas últimas atividades previstas no cronograma de treinamentos. Jovens que não ficarão relacionados para o Gre-Nal 427, pela Libertadores, poderão ser aproveitados no compromisso. Logo, apenas na véspera o esboço inicial será conhecido.
Confira as cinco primeiras partidas do Inter no Brasileirão sub-20:
- 24/09 - Flamengo - Morada dos Quero-Queros
- 27/09 - Chapecoense - CT Água Amarela
- 30/09 - Goiás - Morada dos Quero-Queros
- 04/10 - Sport - Arena Pernambuco
- 10/10 - Palmeiras - Morada dos Quero-Queros