Adversários na liderança do Brasileirão e dentro de campo no próximo sábado (22), Inter e Atlético-MG passaram a travar também uma disputa fora das quatro linhas. De acordo com informações apuradas por GaúchaZH, as tratativas coloradas para contratar Alexandre Pato deram uma recuada devido a uma investida mais forte do clube mineiro nesta quinta (20).
Inicialmente, o Colorado ofereceu ao atacante um contrato de três anos, com salários de aproximadamente R$ 550 mil mensais, com gatilhos de produtividade que podem chegar a R$ 700 mil. O time de Belo Horizonte, por sua vez, teria acenado com um tempo menor de contrato (dois anos de duração), mas um valor salarial maior.
Mesmo que evitem tratar disso publicamente, os dirigentes colorados se mantêm otimistas quanto ao desfecho da negociação, mas prometem não entrar em leilões pelo jogador, o que inviabilizaria o equilíbrio financeiro do clube. Para buscar um substituto para Paolo Guerrero, são citados os modelos de negócios menos onerosos aos cofres que já realizados nesta temporada para trazer Thiago Galhardo, Boschilia e Yuri Alberto, por exemplo.
— Digo taxativamente que, hoje, não temos nada encaminhado (com Pato). Estamos monitorando o mercado, mas temos um limitador em relação aos prazos de inscrição e janela para o Exterior, que só abre em outubro. Estamos trabalhando junto com o Capa (Centro de Análise e Prospecção de Atletas), discutimos com a comissão técnica e olhamos também para a capacidade financeira do clube e o momento que a gente atravessa neste período de pandemia. Mas tivemos uma baixa importante, um jogador de referência para o nosso grupo e trabalhamos para repor isso — explicou o vice-presidente de futebol, Alessandro Barcellos, após a vitória sobre o Atlético-GO.
Alexandre Pato já estava nos planos do Atlético-MG antes de abrir conversas com o Inter e teria, inclusive, recebido uma ligação do técnico Jorge Sampaoli há alguns dias. Naquele momento, porém, o negócio não avançou devido à vinculação do jogador com o São Paulo. Com a rescisão do contrato, e após a derrota para o Botafogo na noite desta quarta, os mineiros voltaram à carga pelo atleta.
Para atender aos pedidos do treinador por mais reforços para o setor ofensivo, a diretoria atleticana já contratou Eduardo Sasha, outro jogador revelado no Beira-Rio, que também ficou livre no mercado após acertar sua saída do Santos.