A prefeitura de Porto Alegre liberou nesta sexta (dia 31) a realização de jogos nos estádios Beira-Rio e Arena do Grêmio neste final de semana. Por isso, o Inter receberá o Esportivo no próximo domingo (dia 2), às 16h, em partida válida pela semifinal da Taça Francisco Novelletto Neto. Em busca de uma vaga na final contra o Caxias para buscar o título do Gauchão 2020, o presidente Marcelo Medeiros fez um apelo à torcida colorada.
— Esperamos que a torcida compreenda o apelo que a prefeitura, a Federação Gaúcha de Futebol, Grêmio e Inter estão fazendo para que se evite os procedimentos não recomendáveis. Esperamos que possamos ter o futebol em Porto Alegre de uma maneira tranquila e definitiva — disse em entrevista ao programa Show dos Esportes, e completou:
— A pandemia não passou e não vai passar tão cedo. Estamos trabalhando em conjunto com as autoridades sanitárias com o discurso afinado, para evitar aglomerações.
De acordo com o mandatário, o retorno do futebol não quer trazer uma mensagem de que as coisas estão se normalizando. Esta é uma maneira de o esporte se colocar à disposição da sociedade e também dar exemplo dentro das quatro linhas.
— A importância da dupla Gre-Nal vai muito além dos gramados. Futebol não é só um jogo. A nossa atividade não é só futebol. Só para citar dois exemplos. Há um ano, Grêmio e Inter fizeram uma mobilização no ginásio do Gigantinho acolhendo pessoas em vulnerabilidade arrecadando alimentos e cobertores, afinal, estava chegando a noite mais fria do ano. A nossa ação foi notícia em vários veículos da América do Sul. Nós também participamos do Gre-Nal pela ampliação dos leitos da Santa Casa. O engajamento dos times em questões sociais, com a pandemia, temos o entendimento de que a nossa obrigação se estende além dos gramados. O mais importante é que o Grêmio e o Inter tem uma capacidade de comunicação extremamente grande com as suas nações, a azul e a vermelha. A gente está sintetizando para que estes dois jogos não sejam apenas um teste. O torcedor e a torcedora precisam colaborar, ficar em casa, assistir os jogos na sua privacidade e evitar aglomerações. Assim, de uma maneira mais certa, teremos mais jogos realizados tanto no Beira-Rio, quanto na Arena do Grêmio — ressaltou.
Por fim, o presidente colorado também comentou a possibilidade de Yuri Alberto ficar no Santos. De acordo com o Globoesporte.com, o Peixe cobriu a proposta do Inter pelo atacante, que terá que permanecer em território paulista.
— Não tenho ainda nenhum documento oficial do Santos neste sentido. Este é um ano difícil. O Inter não vai fazer nenhum movimento aventureiro. Fizemos um movimento no Matheus Jussa e não gastamos mais dinheiro nisto. Fizemos uma proposta pelo Yuri Alberto, mas ainda não houve nenhum investimento, vamos ter cautela. Este é um ano que vamos usar muito a nossa base. Depois da conquista da Copa SP, muitos atletas já fazem parte do grupo principal. As competições serão muito intensas, mas terá que ser um ano de responsabilidade pelos impactos financeiros que a pandemia trouxe — avaliou.