Será que vai ser o Inter de Eduardo Coudet o dono da façanha de terminar com mais de 40 anos de espera do clube para ser campeão brasileiro? O último título colorado ocorreu em 1979, uma conquista histórica no Brasil por ter sido a única de forma invicta. O Campeonato Brasileiro de 2020 inicia no próximo fim de semana (8), e o sonho dos colorados está no horizonte mais uma vez.
GaúchaZH recorre ao quadro "como era o mundo" para analisar o ano de 1979 e os principais acontecimentos nacionais e internacionais que ocorreram na ocasião. Você lembra de alguns fatos abaixo?
Cenário do Brasil
No regime militar, o Brasil via uma troca de presidente no dia 15 de março de 1979. O então general João Figueiredo era substituído pelo também general Ernesto Geisel, nascido no Rio Grande do Sul. Politicamente, o ano também marcou o reconhecimento oficial de Mato Grosso do Sul como uma unidade federativa do país. Além disso, Eunice Michiles foi a primeira mulher a ocupar um cargo no Senado Federal.
A Seleção Brasileira tinha como técnico Cláudio Coutinho até outubro de 1979. Ele acabou saindo do comando do time após a eliminação para o Paraguai (seria o campeão posteriormente) na Copa América, competição que não tinha uma sede fixa na ocasião. Aliás, a temporada foi muito comemorada pelos paraguaios, uma vez que o Olímpia ficou com o título da Libertadores. Telê Santana assumiria o cargo de treinador da Seleção.
E as novelas da Globo? Bom, foram três em 1979. Primeiramente, Dancin' Days, de Gilberto Braga, terminou em janeiro, sendo substituída por Pai Herói, de Janete Clair. No mês de agosto, iniciou a novela Os Gigantes, de Lauro César Muniz.
Walkman como avanço tecnológico
Você sabia que o primeiro modelo de Walkman foi lançado em julho de 1979. A marca popular pertencente à empresa Sony era uma série de tocadores ou leitores de áudio portáteis. A mudança comportamental do mundo era iniciada, uma vez que as pessoas passariam a ouvir notícias e músicas em movimento e, principalmente, sem incomodar outras pessoas, pela utilização de fones de ouvido. A tecnologia avançaria com força até convergir esta capacidade para os celulares atualmente.
Voo solo de Michael Jackson
Todo o sucesso do fenômeno Michael Jackson teve o ano de 1979 como um marco na carreira. Ele subiu para o estrelato solo com o álbum Off The Wall, que foi aclamado pela crítica. Jackson é um dos artistas musicais mais vendidos de todos os tempos, com comercializações estimadas em mais de 350 milhões de discos em todo o mundo.
Madre Teresa de Calcutá
Certamente você já ouviu falar da Madre Teresa de Calcutá. A religiosa católica, naturalizada indiana, é considerada por muitos como a missionária do século 20. Pois seu trabalho foi reconhecido em âmbito mundial no ano de 1979, quando recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Foi beatificada em 2003 pelo Papa João Paulo II e canonizada em 2016 pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano.
E o Oscar vai para...
A 51ª edição do Oscar, realizada em abril de 1979, premiou O Franco-Atirador como o melhor filme daquela época. A produção é um drama de guerra sobre um trio de metalúrgicos russo-americanos e seu serviço de infantaria na Guerra do Vietnã. Com relação aos prêmios de melhores ator e atriz, os dois profissionais do filme Amargo Regresso foram condecorados: os americanos Jon Voight e Jane Fonda.