Com as contas apertadas devido à crise gerada pela pandemia do coronavírus, que paralisou as competições esportivas no mundo, os clubes brasileiros se veem obrigados a economizar e buscar receitas extras para manter os salários e as demais despesas em dia. No caso do Inter, o orçamento para 2020 seria refeito para amenizar os efeitos da suspensão dos jogos.
Assim, uma grana muito bem-vinda seria a relativa ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que destina um percentual do valor da transferência para os clubes formadores. A quantia varia de acordo com o tempo que o jogador ficou nas categorias de base do clube, além, claro, do dinheiro pago pelo atleta.
Jogadores que podem render dinheiro ao Inter
Fred – meia do Manchester United
Ainda que o Manchester United esteja longe de ser aquele mesmo do fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, o clube ainda é um dos grandes da Europa. E um dos destaques do time tem sido o meia Fred, 27 anos, revelado pelo Inter. Ainda que não tenha feito toda a sua trajetória de base em Porto Alegre, o clube gaúcho receberia um percentual por ter feito parte do processo de formação do atleta. Eleito o melhor jogador dos Reds Devils em janeiro deste ano, Fred tem contrato por lá até a metade de 2023. Ainda assim, a regularidade ao longo das duas últimas temporadas com a camisa do Manchester United o colocam na vitrine do futebol mundial. E, caso saia negócio, o Colorado teria direito a uma quantia devido ao mecanismo de solidariedade da Fifa.
Sidnei – zagueiro do Real Betis
Natural de Alegrete e cria da base colorada, o zagueiro Sidnei está em sua segunda temporada vestindo a camisa do Real Betis. Antes disso, atuou no Benfica, de Portugal, no Besiktas, da Turquia, além de Espanyol e Deportivo de La Coruña, da Espanha. Tem contrato com o clube de Sevilha até o fim de junho de 2022. Aos 30 anos, porém, está chamando atenção na Espanha não apenas pela boa capacidade defensiva, mas pelo poder de fogo no ataque. Na temporada passada, marcou dois gols em 34 jogos. Neste, já fez um. E não foi um gol qualquer. Em 8 de março, pouco tempo antes da paralisação das competições em razão do coronavírus, fez um golaço contra o Real Madrid, batendo forte contra o gol de Courtois. Caso receba alguma proposta, poderá reforçar o caixa do Inter.
William – lateral do Wolfsburg
Na Alemanha desde 2017, o lateral-direito William, 25 anos, é outro que vinha em boa fase no futebol europeu antes da parada forçada em razão do coronavírus. Titular do Wolfsburg, da Alemanha, disputou 22 jogos e marcou três gols na temporada 2019-2020. Recebeu sondagens de outros clubes do Velho Continente e até mesmo do Flamengo neste início de ano. Como terminou sua formação no Inter, o pelotense renderia dinheiro ao Colorado caso seja vendido pelos alemães. Seu contrato com o Wolfsburg vai até o fim de junho de 2022.
Juan Jesus – zagueiro da Roma
Outro zagueiro formado pelo Inter é Juan Jesus, 28 anos, que atua na Roma. Desde que deixou Porto Alegre, em 2011, rumou para a Itália. Inicialmente, atuou por quatro temporadas na Inter de Milão, até ser negociado com a Roma, em 2016. Desde então, veste a camisa do time da capital. Além de zagueiro, Juan também pode jogar como lateral-esquerdo. Ainda assim, tem sido reserva da equipe comandada pelo português Paulo Fonseca, que ocupava a quinta colocação do Campeonato Italiano antes da paralisação devido ao coronavírus. Chegou a ser especulado no início deste ano na Fiorentina e, caso a negociação saísse do papel, renderia alguma quantia ao Colorado, seu clube formador.
Otávio – meia do Porto
Negociado com o Porto quando tinha apenas 19 anos, o meia Otávio demorou a se firmar no clube português. Chegou a atuar pela equipe B e, depois, foi emprestado ao Vitória de Guimarães para ganhar experiência. Há quatro temporadas, no entanto, vem recebendo mais oportunidades. Em 2018, Otavinho consolidou-se como titular da equipe comandada pelo técnico Sérgio Conceição. As boas atuações nos últimos anos chamaram atenção até mesmo de Atlético de Madrid e Manchester United. Caso seja vendido, renderia dinheiro ao Inter e aos Santa Cruz, seus clubes formadores.