A partir das 21h desta quinta-feira (12), Grêmio e Inter disputarão um clássico que entrará para a história. Será o primeiro Gre-Nal disputado por uma Libertadores.
Além de somar mais três pontos e isolar-se na liderança do Grupo E, o Colorado tentará abater o rival, que também vem de vitória na estreia da competição. Confira cinco motivos para acreditar em uma vitória vermelha na Arena:
1) Defesa não foi vazada na Libertadores
Ao contrário do Grêmio, que disputou apenas um jogo na Libertadores deste ano, a amostra do Inter é bem maior. Ao todo, foram cinco jogos, com três vitórias e dois empates. Além disso, o fato a ser ressaltado é que, mesmo com todas estas partidas disputadas, a defesa colorada ainda não sofreu gols. Nos jogos fora do Beira-Rio, foram dois empates por 0 a 0 (contra Unviersidad de Chile e Deportes Tolima).
2) Coudet aprendeu a lição
Apesar de estar há apenas três meses no Inter, Eduardo Coudet já foi apresentado ao Gre-Nal. Inclusive, esta foi sua única derrota à frente da equipe colorada: 1 a 0, pela semifinal do primeiro turno do Gauchão. Ao mesmo tempo, dá para dizer que o batismo do treinador argentino no clássico trouxe aprendizados enormes. A partir dali, ele modificou a equipe, sacando Rodrigo Lindoso e recuando Edenilson para a segunda função do meio-campo. O resultado veio na última apresentação da equipe titular, com vitória de 3 a 0 sobre a Universidad Católica.
3) Retrospecto em clássicos internacionais
Se o confronto desta quinta-feira marcará a estreia do Gre-Nal pela Libertadores, não quer dizer que ela já não tenha sido vivida por outros torneios internacionais. Inter e Grêmio já se enfrentaram em duas edições da Copa Sul-Americana. Em 2004, no primeiro confronto, o Colorado venceu por 2 a 0. Assim, mesmo derrotado por 2 a 1 no confronto da volta, classificou-se à fase seguinte. Em 2008, o Inter passou outra vez após empatar por 1 a 1 em casa, e por 2 a 2 atuando como visitante. Naquele ano, o Colorado se sagrou campeão da competição.
4) Ritmo de jogo de Guerrero
Até hoje, Paolo Guerrero disputou quatro Gre-Nais, sem balançar as redes tricolores uma única vez sequer. Porém, as últimas apresentações com a camisa do Inter podem indicar que o centroavante esteja alcançando sua melhor forma física. Depois de passar em branco em quatro jogos, o peruano marcou o gol da classificação contra o Tolima e, no jogo seguinte, anotou duas vezes diante da Universidad Católica. Agora virá a prova de fogo do camisa 9.
5) Reforço contra Everton
Não há dúvidas de que Everton é o grande jogador do Grêmio. Depois de vê-lo levar vantagem sobre tantos laterais colorados, o torcedor colorado aposta suas fichas no último reforço apresentado pela direção: Renzo Saravia. Convocado pela seleção de seu país, o jogador apresenta em seu cartel o fato de ter anulado Neymar em um jogo contra a Seleção Brasileira. Além do mais, a boa estreia contra o Brasil-Pel o credencia à titularidade nesta quinta-feira.