As declarações de Adroaldo Guerra Filho no programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, nesta terça-feira (18), repercutiram na Colômbia. O comentarista falou que o Inter não terá problemas para eliminar o Deportes Tolima na terceira fase da Libertadores.
— O Tolima é um lixo. A prova é que pegou o Macará, o Macará é um fenômeno, não é brincadeira, teve que fazer uma força tremenda. Vamos parar com a brincadeira. Sabe qual é a folha do Tolima? Um cachorro-quente do Rosário e uma Coca-Cola. Vamos parar com isso. Vamos parar com a brincadeira, que todo jogo é duro. Não, não, não. Tem jogo que é mole. O Internacional não pode imaginar parar no Tolima, pode parar no Grêmio — disse.
A fala de Guerrinha teve repercussão na imprensa colombiana. O técnico do Tolima, Hernán Torres, admitiu o favoritismo do Inter, mas afirmou que o seu time tratará o jogo com respeito e humildade na busca pelo sonho.
— O favoritismo deles é normal, por tudo o que o Internacional fez em sua história, por seus jogadores, por tudo o que viveram, pelo que fez no futebol mundial. E o jogo de amanhã (quarta) será uma história nova para eles e para nós. Nós vamos com humildade, com muita seriedade, com muito respeito. Vamos trabalhar. E o que dizem, que nos pagam com um cachorro-quente e uma Coca-Cola... o senhor (Guerrinha) tem os seus argumentos para dizê-lo, mas isso não passa para cá. Eles têm uma cultura futebolística e nós, outra. Como tal, o Tolima tem um sonho e não vai poupar nenhum esforço para consegui-lo, isso se pode garantir para a nossa torcida. Estamos nos esforçando para tornar este sonho uma realidade. E amanhã é uma prova importante para nós, para saber onde estamos — declarou Torres, em entrevista coletiva.
O jornal El Tiempo, da Colômbia, tratou das declarações — mas cometeu uma gafe ao ilustrar a matéria com uma foto da torcida do Flamengo.
O site "El Rincón Del Vinotinto", que faz uma cobertura específica do Tolima, também citou o caso e relembrou que o clube está invicto contra brasileiros em competições da Conmebol e que eliminou o Corinthians em 2011.
Tolima e Inter se enfrentam às 21h30min desta quarta-feira, em Ibagué. O jogo de volta será na quarta da semana que vem, no Beira-Rio. Quem passar avança à fase de grupos e cai na chave que já tem Grêmio, América de Cali e Universidad Católica.