Já classificado à semifinal do primeiro turno do Gauchão, o Inter garantiu neste sábado (8) a liderança do Grupo A ao vencer o Novo Hamburgo, no Beira-Rio, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Heitor e Marcos Guilherme. Sob forte chuva, o Colorado foi representado pelos reservas, já que tem confronto decisivo contra a Universidad de Chile, pela Libertadores, na próxima terça-feira (11). Agora, o Colorado aguarda os jogos de domingo para saber se terá Caxias ou Grêmio como adversário na próxima fase.
Impondo o jogo ofensivo exigido por Eduardo Coudet, com os zagueiros atuando quase na linha do meio-campo, o Inter chegou a ter 70% de posse de bola no início do jogo. Porém, só foi ter sua primeira finalização ao gol adversário próximo dos 30 minutos, com Sarrafiore.
Na primeira, o argentino dominou no peito com estilo e, de fora da área, desferiu um forte chute de canhota que parou na trave. Logo em seguida, arrematando de longe outra vez, obrigou o goleiro Jacsson a se esticar todo e, com a ponta dos dedos, desviar o trajeto da bola. Novamente ela resvalou na trave antes de sair pela linha de fundo.
Aos 35, um susto para os donos da casa. O atacante Juba recebeu passe entre os zagueiros e estufou as redes de Marcelo Lomba, mas o gol foi anulado por impedimento. A resposta colorada veio imediatamente, mas Sarrafiore chutou torto, para fora, depois de ser lançado na cara do goleiro Jacsson. Neste caso, o jogador poderia justificar a imperícia pela forte chuva que caía sobre Porto Alegre, que dificultava até mesmo a visão dentro de campo.
Mas, de tanto carimbar, seria injusto que o time colorado fosse para o vestiário sem comemorar um gol. Por isso, Heitor tratou de abrir o placar. Aos 43, o jovem lateral-direito apareceu na área como se fosse um atacante e, depois de ser lançado por Boschilia, disparou um chute indefensável no canto esquerdo: 1 a 0.
Antes do intervalo, o Novo Hamburgo já havia rondado a meta colorada com cruzamentos. Talvez por isso, Coudet reforçou o sistema defensivo, colocando o zagueiro Carlos Eduardo no lugar do volante Nonato. Mesmo assim, seguiu sofrendo na abertura do segundo tempo. Com apenas dois minutos, o atacante Alison cabeceou para trás e quase empatou. Instantes depois, o goleiro Marcelo Lomba deixou a área todo atrapalhado e atropelou o atacante adversário, gerando muitas reclamações dos visitantes.
Aos poucos, o Inter tentava voltar a ser protagonista, mas sofria para trocar passes já que as poças d'água dificultavam a circulação da bola. Com isso, o jogo foi ficando feio, com muitas disputas físicas. Até que, aos 34, Marcos Guilherme dominou na entrada da área e percebeu Jacsson adiantado. Não teve dúvidas: bateu por cima e decretou a vitória colorada.
GAUCHÃO — 5ª RODADA — 8/2/2020
INTER (2)
Marcelo Lomba; Heitor, Zé Gabriel, Pedro Hernique e Uendel; Johnny, Nonato (Carlos Eduardo, no intervalo), Marcos Guilherme e Gabriel Boschilia (Rodrigo Lindoso, 36'/2º); Sarrafiore (Praxedes, 26'/2º) e Thiago Galhardo. Técnico: Eduardo Coudet.
NOVO HAMBURGO (0)
Jacsson; Chicão, Windson, Diego Ivo e Romano; Escobar (Itaqui, aos 36'/2º), Bertotto, Mossoró (Matheus Lagoa, aos 22'/2º), Felipe Lima (Moisés Brito, aos 30'/2º) e Juba; Alison. Técnico: Julinho Camargo.
Gols: Heitor, aos 43 minutos do primeiro tempo, e Marcos Guilherme, aos 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Marcelo Lomba, Sarrafiore, Pedro Henrique, Marcos Guilherme (I), Romano, Juba e Itaqui (NH)
Arbitragem: Vinicius Amaral, auxiliado por José Eduardo Calza e Fagner Bueno Cortes.
Renda: R$ 220.760
Público: 8.812 torcedores
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
PRÓXIMO JOGO — LIBERTADORES
11/2/2020, TERÇA-FEIRA, 19H15MIN
INTER X UNIVERSIDAD DE CHILE