Com as esperanças renovadas, jogadores, técnico e dirigentes do Inter abriram a temporada 2020 no Beira-Rio. Antes das formalidades para a imprensa - sem entrevistas, apenas com protocolares pronunciamentos —, o novo treinador colorado, Eduardo Coudet, foi apresentado aos jogadores, no CT Parque Gigante. Depois, Coudet, seus novos comandados, e a direção se dirigiram à sala de conferências do Beira-Rio.
— Estamos trabalhando para retribuir o apoio do torcedor com títulos importantes — disse o presidente Marcelo Medeiros, ao abrir o ano colorado, e depois de destacar o recorde de vendas dos uniformes do Inter, superior a seis mil peças, em apenas 48 horas nas lojas.
Em tempos de crise financeira, e com escassos recursos para contratar, apesar de sonhos com Aránguiz e com Nacho Fernández, o vice Alessandro Barcellos avisou:
— Vamos ser mais eficientes nos investimentos. Esse clube merece o empenho de cada um. Precisamos fazer mais com menos.
O executivo de futebol do Inter, Rodrigo Caetano, salientou a necessidade de união entre torcida e time para a retomada das conquistas, e antecipou o pronunciamento de Eduardo Coudet — chamado por ele pelo apelido, Chacho.
O treinador colorado foi sucinto. Em cerca de 30 segundos, ele se apresentou, agradeceu a presença de jogadores, de conselheiros, e da imprensa, e disse:
— Muito breve. Arranca um ano com muita esperança, que vai ser um grande ano para o Inter, com muita ilusão. Obrigado por virem e com licença, pois precisamos trabalhar.
Findada a apresentação formal, mais testes, exames, e campo. Ao final da tarde, já sem o forte calor portoalegrês, os preparadores físicos Octávio Manera e Guido Cretari orientaram a primeira movimentação dos atletas no CT Parque Gigante — Cristiano Nunes passa a ser coordenador de preparação física, algo que foi feito pelo Inter com Fábio Mahseredjian, em 2010, quando Jorge Fossati foi contratado com a sua comissão técnica.
O tempo é curto, afinal, no dia 23, o novo Inter estreará no Gauchão, em Caxias do Sul, diante do Juventude. O treino foi um resumo do que deverá ser a gestão Coudet no Inter: trabalho intenso, até 19h07min.
Em 4 de fevereiro, o começo do mata-mata para tentar o ingresso na fase de grupos da Libertadores, possivelmente diante da Universidad Católica — uma vez que o também chileno Unión Española está se negando ir a campo pela semifinal do torneio nacional ainda de 2019 — no confronto que definirá quem enfrenta o Inter na pré-Libertadores.
O primeiro dia de 2020 para o Inter contou com quatro caras novas no elenco. O volante Damián Musto e o meia Thiago Galhardo — esse oficializado na tarde dessa quarta-feira como reforço colorado —, além dos pratas da casa, os atacantes João Peglow e Netto, que foram promovidos da base, e que participarão dos trabalhos de pré-temporada.
Bruno Fuchs, que está à disposição da seleção olímpica, deve ser baixa para a arrancada da Libertadores. O clube ainda aguarda as chegada de Rodinei (que terá férias até o dia 11, por ter disputado o Mundial com o Flamengo, e ter tido um período de férias menor do que os demais) e de Marcos Guilherme (que está tratando da sua mudança desde a Arábia Saudita, e que até o final da tarde dessa quarta-feira não havia sido oficializado pelo clube).
Com relação ao grupo do ano passado, 14 jogadores já deixaram o clube: o goleiro Carlos Miguel, os zagueiros Klaus e Emerson Santos, os laterais Dudu e Bruno, os volantes Bruno Silva, Rithely, Matheus Galdezani e os atacantes Nico López, Rafael Sobis, Neilton, Parede, Tréllez e Pedro Lucas. O lateral-direito Zeca ainda pode ser envolvido em futura negociação.
Rodrigo Dourado, que não joga há sete meses, e que passou por duas cirurgias no joelho esquerdo, segue sem prazo de retorno ao futebol. Ele segue realizando apenas fisioterapia e trabalhos leves de musculação, mas só retomará os treinos com bola quando não sentir mais dores na região, o que ainda não aconteceu.
No Rio, se anuncia um possível retorno do atacante Wellington Silva ao Fluminense — agora de Odair Hellmann. A direção do Inter analisa a possibilidade de liberar o jogador.
Quem se apresentou
- Goleiros: Danilo Fernandes, Marcelo Lomba, Daniel e Keiller
- Zagueiros: Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Roberto
- Laterais: Erik, Heitor, Natanael, Uendel e Zeca
- Volantes: Damián Musto, Edenilson, Johnny, Nonato, Patrick, Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso e Zé Gabriel
- Meias: D'Alessandro, Zé Aldo, Thiago Galhardo e Sarrafiore
- Atacantes: Paolo Guerrero, João Peglow, Netto, Wellington Silva e William Pottker
- Técnico: Eduardo Coudet
- Auxiliar-técnico: Ariel Broggi
- Preparadores físicos: Octávio Manera e Guido Cretari
- Analista de desempenho: Carlos Fernández