O recesso para as festas de Natal e Ano-Novo, além do período de férias da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), preocupam o Inter. Tudo porque a direção colorada busca um ajuste de datas entre o Gauchão e a fase preliminar da Libertadores, e não tem conseguido contatar os dirigentes da entidade.
Após o sorteio da competição continental e a definição do caminho a ser percorrido para chegar à fase de grupos, o Inter começou a tratar as questões referentes às viagens. A estreia está marcada para 4 de fevereiro, uma terça-feira, em Santiago, contra o vencedor de uma das semifinais da Copa Chile, que ocorrerá no dia 18 de janeiro, entre Unión Española e Universidad de Chile.
Por exigência do regulamento da Conmebol, "todas as equipe deverão estar nas cidades em que se realizarão as partidas ou em um raio de até 100 km delas, pelo menos 24 horas antes do horário de início da mesma". Desta forma, o Inter deverá estar em Santiago no dia 3. Porém, os clubes sempre chegam com dois dias de antecedência para um breve descanso e um treinamento de véspera. No caso colorado, a chegada ocorreria em 2 de fevereiro, data em que está marcada a partida contra o Ypiranga, em Erechim, pela quarta rodada do Gauchão.
Buscando evitar a coincidência de datas e o desgaste, o Inter procurou a FGF para propor que a partida seja antecipada para 31 de janeiro ou 1º de fevereiro. Antes deste confronto, o time de Eduardo Coudet terá três jogos no Estadual, contra Juventude (23/1), Pelotas (26/1) e São Luiz (29/1). Destes, apenas o segundo será disputado em Porto Alegre. O mesmo vale para a última rodada da fase classificatória do Gauchão, marcada para o dia 9 de fevereiro, apenas dois dias antes do jogo de volta contra os chilenos.
Caso o Inter avance à rodada decisiva da fase preliminar da Libertadores para enfrentar Macará-EQU ou Deportes Tolima-COL, um novo imbróglio deverá surgir. As datas disponibilizadas pela Conmebol são 18 ou 19 de fevereiro para o jogo de ida e 25 ou 26 de fevereiro para a volta. Neste período, serão disputadas as semifinais e a final do primeiro turno do Gauchão, programadas para 16 e 22 de fevereiro, respectivamente.
Veja como pode ficar o calendário do Inter em janeiro e fevereiro:
- 08/01 - Reapresentação e início da pré-temporada
- 22/01 - Viagem para Caxias do Sul
- 23/01 - Juventude x Inter (Gauchão)
- 26/01 - Inter x Pelotas (Beira-Rio)
- 28/01 - Viagem para Ijuí
- 29/01 - São Luiz x João (Gauchão)
- 1º/02 - Viagem para Erechim
- 02/02 - Ypiranga x Inter (Gauchão)
- 02/02 - Viagem para Santiago
- 04/02 - Unión Española ou Universidad de Chile x Inter (Libertadores)
- 05/02 - Retorno ao Brasil
- 09/02 - Inter x Novo Hamburgo (Gauchão)
- 11/02 - Inter x Unión Española ou Universidad de Chile (Libertadores)
- 16/02 - Gauchão, semifinal do primeiro turno (caso avance)
- 18, 19 ou 20/02 - Macará ou Tolima x Inter (Libertadores, caso avance)
- 22/02 - Gauchão, final do primeiro turno (caso avance)
- 25, 26 ou 27/02 - Inter x Macará ou Tolima (Libertadores, caso avance)