Na reta final do Brasileirão de 2014, o Inter de Abel Braga, Nilmar e D'Alessandro foi ao litoral de São Paulo enfrentar o Santos e consolidar a terceira colocação no campeonato. O colorado saiu na frente com um gol do Charles Aránguiz, sofreu o empate, mas não deixou escapar os três pontos fora de casa. O volante chileno — que está prestes a voltar ao Colorado — foi às redes mais uma vez nos últimos minutos da partida garantiu a vitória.
A partida era válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória do Inter sobre o Santos na Vila Belmiro na história do confronto. O goleiro Alisson, atualmente no Liverpool e na Seleção Brasileira, fazia sua quinta partida como titular do Inter. Do lado santista, os experientes Robinho e Renato comandavam o alvinegro que ainda contaria com a entrada de Leandro Damião ao longo da partida. O técnico do Santos era Enderson Moreira e Gabigol iniciava sua carreira.
O primeiro gol de Aránguiz começou nos pés de D'Alessandro. A jogada castelhana foi da canhota do camisa 10 para o domínio livre de marcação do chileno dentro da área. Um marcador santista chegou correndo para fechar uma possível finalização e foi fintado. De frente para o gol e sem obstáculos, o volante bateu colocado com a perna esquerda no canto direito do goleiro Aranha. Era a abertura do placar colorado na Vila Belmiro, aos 24 minutos de jogo.
O empate do Santos veio aos 17 do segundo tempo, com Gabriel Barbosa — o Gabigol, então com 17 anos, atualmente artilheiro do Flamengo em 2019. A confirmação da vitória com o segundo gol colorado aconteceu em tiro livre indireto dentro da área. Os laterais Cláudio Wink e Fabrício formaram com Aránguiz o trio da cobrança ensaiada a passos da pequena área. Agora com a direita, um chute firme e rasteiro de Aránguiz determinou o triunfo colorado fora de casa.
O Inter de Abel terminaria o Campeonato Brasileiro de 2014 na terceira colocação, com 69 pontos, 11 a menos que o campeão Cruzeiro.
Relembre o confronto:
SANTOS 1 x 2 INTER
SANTOS: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Bruno Uvini e Mena; Alison (Renato), Arouca e Lucas Lima; Rildo (Jorge Eduardo), Gabriel (Leandro Damião) e Robinho. Técnico: Enderson Moreira.
INTER: Alisson; Cláudio Winck, Alan Costa, Ernando e Fabrício; Willians, Aránguiz, D'Alessandro (Wellington Paulista), Jorge Henrique e Alan Patrick (Bertotto); Nilmar (Ygor). Técnico: Abel Braga
Data: 2/11/2014, domingo
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Cartões amarelos: Fabrício (INT), Jorge Henrique (INT), Alan Patrick (INT), Alisson (INT) Aránguiz (INT); Edu Dracena (SAN), Cicinho (SAN);
Gols: Aránguiz, para o Inter, aos 24 do primeiro tempo; Gabriel, para o Santos, aos 17 minutos do segundo tempo; Aránguiz, do Inter, aos 36 minutos do segundo tempo.