
Inter e Corinthians irão se enfrentar neste domingo (17), às 18h, no Itaquerão, em duelo direto na briga por vaga na Libertadores de 2020. O jogo será mais um capítulo na rivalidade entre os dois clubes, que ganhou força a partir do polêmico Brasileirão de 2005. GaúchaZH relembra cinco momentos desse confronto. Confira:
1) Jogos anulados
Inter e Corinthians brigavam pelo título do Campeonato Brasileiro de 2005 quando veio à tona a Máfia do Apito, que revelou que o árbitro Edílson Pereira de Carvalho havia manipulado resultados de jogos do Brasileirão. Por conta disso, o STJD decidiu anular as 11 partidas que o juiz havia apitado na competição.
A medida beneficiou diretamente o Corinthians, que tinha sido derrotado em seus dois jogos que foram anulados — conquistou quatro pontos na repetição das partidas. Então líder, o Inter caiu para o terceiro lugar com a decisão do Tribunal, e o time paulista assumiu a ponta. Depois disso, Inter e Corinthians seguiram até a última rodada brigando pelo título, que terminou conquistado pelo Alvinegro — com diferença de três pontos.
2) Pênalti em Tinga

Após os jogos anulados, o Inter seguiu tentando alcançar o Corinthians na tabela do Campeonato Brasileiro. Um jogo chave para o Colorado tentar o título ocorreu na antepenúltima rodada, no Pacaembu. Três pontos atrás na tabela, o time comandado por Muricy Ramalho precisava vencer o confronto direto para se igualar ao Corinthians.
O dono da casa saiu na frente na partida com gol do argentino Carlitos Tévez, mas o Colorado buscou o empate com Rafael Sobis. A chance da virada veio aos 28 do segundo tempo, quando Tinga recebeu passe na área e foi derrubado pelo goleiro Fábio Costa. O árbitro Márcio Rezende de Freitas, além de não marcar o pênalti, deu cartão — o segundo amarelo, que gerou vermelho — para Tinga.
A expulsão de Tinga acabou com qualquer possibilidade de reação do Inter. O jogo terminou em empate, e a vantagem foi decisiva para o Corinthians confirmar o título na última rodada.
3) Rebaixamento do Corinthians
Dois anos depois do polêmico título de 2005, o Corinthians vivia situação completamente diferente. O clube paulista chegou à última rodada do Brasileirão lutando contra o rebaixamento. A queda poderia ser evitada caso o Inter derrotasse o Goiás, no Serra Dourada, no mesmo dia em que o Corinthians enfrentava o Grêmio, no Olímpico.
O Corinthians acabou empatando seu jogo contra o Grêmio e foi rebaixado porque o Goiás venceu o Inter por 1 a 0. O resultado gerou reclamação dos corintianos, que insinuaram que o Inter não havia feito força para vencer o Goiás em razão da rivalidade acirrada entre os dois clubes após 2005.
4) DVD

Inter e Corinthians voltaram a decidir um título nacional em 2009. Na final da Copa do Brasil, o Timão venceu o primeiro jogo, em São Paulo, por 2 a 0 — em mais um confronto marcado por polêmicas com a arbitragem. Antes da partida de volta, no Beira-Rio, o ex-presidente e então diretor de futebol colorado, Fernando Carvalho, entregou para a imprensa um DVD com o que considerava erros da arbitragem a favor do time paulista ao longo daquela Copa do Brasil.
O Corinthians acabou conquistando o título com um empate de 2 a 2 no Beira-Rio, e o episódio do DVD foi usado pelos paulistas como gozação contra o Inter.
5) Copa do Brasil de 2017
Em 2017, ano em que disputou a Série B, o Inter deu poucas alegrias a sua torcida. Uma delas foi durante a Copa do Brasil. O Colorado encontrou o Corinthians na quarta fase daquele torneio.
O primeiro jogo, no Beira-Rio, terminou em 1 a 1. Com a repetição do resultado no Itaquerão, a decisão foi para os pênaltis. Com Marcelo Lomba brilhando ao defender duas cobranças, o Colorado eliminou o rival e avançou para as oitavas de final.