Zé Ricardo chegou ao Inter com um objetivo: classificar a equipe para Libertadores de 2020. Para isso, traçou um plano de jogo: dar continuidade ao trabalho de Odair Hellmann no padrão de jogo colorado e aproveitar o que foi feito nos últimos dois anos. O novo treinador fez apenas uma alteração no modelo de atuação dos titulares da equipe gaúcha. A partir de agora, pelo o que foi visto na partida contra o Bahia, no último sábado (26), a equipe atuará mais próxima de Paolo Guerrero, criando oportunidades e deixando o peruano em condições de finalização.
Desde que assumiu o comando do Inter, Zé Ricardo expressou a vontade de utilizar Guerrero como peça chave no modelo de jogo colorado. O treinador deixou claras as suas pretensões em ter uma equipe próxima do centroavante peruano, com quem já havia trabalhado, no Flamengo, entre 2016 e 2017.
— Desejamos jogar mais próximos do Guerrero. Vamos subir marcação, compactar a equipe. Fazer o jogo de pivô, mas também aproveitar a velocidade dos nossos homens de área — afirmou, antes do jogo de estreia, contra o Bahia.
Leonardo Oliveira, colunista de GaúchaZH e comentarista da Rádio Gaúcha, analisou a forma na qual o time colorado atuou contra o Bahia — abastecendo Guerrero e deixando o atleta em condições de finalização.
— Foi uma troca. Zé Ricardo tirou o divã em que Guerrero vivia na Era Odair e moveu o time para frente. As linhas avançaram, a marcação passou a ser feita mais à frente e, quando recuperada a bola, o time está mais próximo do seu centroavante. O terceiro gol contra o Bahia mostra isso. Edenilson recupera a bola próximo da linha do meio-campo, dá alguns passos e aciona o peruano. Além disso, Zé Ricardo deu parceria para seu centroavante. Neilton, como meia centralizado, Parede e Wellington dos lados se aproximaram dele, o acionaram e apareceram para tabelar— avaliou.
Confira os números de Paolo Guerrero contra o Bahia:
- 90 minutos
- 2 gols
- 3 finalizações no gol
- 2 finalizações bloqueadas
- 2 dribles com sucesso
- 69% de acerto no passe
- 1 passe para finalização
- 1 bola longa certa
- 5 duelos aéreos ganhos
- 9 duelos aéreos perdidos
- 5 duelos pelo chão ganhos
- 4 duelos pelo chão perdidos
- 12 perdas de posse
- 4 cortes
- 2 dribles sofridos
- Avaliação: 8,6
Fonte: SofaScore