Estreante em Gre-Nal, Zé Ricardo tem um bom retrospecto em clássicos estaduais. Técnico de equipes profissionais desde maio de 2016, quando assumiu o Flamengo no lugar de Muricy Ramalho, o novo comandante do Inter dirigiu mais dois grandes cariocas, Vasco e Botafogo.
Pelo Flamengo, sofreu apenas uma derrota em 16 partidas contra Botafogo, Fluminense e Vasco. Sob seu comando, o Rubro-Negro obteve sete vitórias e oito empates, com 23 gols marcados e 17 sofridos contra os maiores rivais.
Logo depois de deixar a Gávea, em agosto de 2017, Zé Ricardo aceitou um convite do Vasco. No clube São Januário, disputou 11 clássicos, com quatro vitórias, quatro empates e três derrotas. A equipe vascaína marcou 14 gols e sofreu 13.
Neste período entre Flamengo e Vasco, Zé Ricardo ostentou uma impressionante marca de 20 confrontos sem derrota para os maiores rivais do Rio de Janeiro, com nove vitórias e 11 empates. O recorde chamou a atenção da imprensa carioca, e o Globoesporte.com chamou o treinador de "Senhor dos clássicos". Já O Lance o considerou como "Rei dos clássicos". Mas o próprio técnico tratou de rebater as alcunhas.
— Não tem isso. Coincidências, estatísticas e retrospectivas fazem parte do futebol. Desde que me conheço como gente, torcedores e imprensa buscam isso. Logicamente, a gente entra todo jogo para vencer, fazer o melhor. Mas a questão dos clássicos é apenas uma coincidência, não interfere em nada —disse ele, à época.
O terceiro dos quatro grandes do Rio a ser dirigido pelo treinador de 48 anos foi o Botafogo. Em oito meses no clube, fez seis enfrentamentos contra os principais adversários da cidade e teve seu pior desempenho: uma vitória, três empates e duas derrotas, com seis gols a favor e outros seis contra.
Na rápida passagem pelo Fortaleza, o treinador não chegou a encarar o Ceará.
Veja os números de Zé Ricardo em clássicos:
33 jogos
12 vitórias
15 empates
6 derrotas
43 gols marcados
36 gols sofridos
51,51% de aproveitamento