O Inter não conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil. Após perder o título em casa para o Athletico-PR, o foco do clube foi voltado ao único torneio que está envolvido até o final da temporada: o Campeonato Brasileiro. Faltam 19 confrontos para o término da competição.
Segundo a direção e a comissão técnica, a meta será brigar pelo título. Porém, a realidade atual é que o Colorado está inserido na zona de classificação à Libertadores, mas a distância para o líder Flamengo é de nove pontos. O objetivo é buscar uma rápida recuperação também no aspecto anímico após o baque do vice-campeonato na copa nacional. GaúchaZH apresenta um levantamento sobre os próximos 11 compromissos do time de Odair Hellmann no Brasileirão.
No final deste panorama, está um dos jogos mais importantes dentro do calendário: o clássico Gre-Nal. Para listar com uma cotação existem três critérios: obrigação de ganhar, alerta e jogo complicado.
20ª rodada – Chapecoense (Alerta)
Apesar de ser um jogo em casa, diante de um clube na zona de rebaixamento, vale a lembrança de que é o primeiro jogo após o golpe da perda do título tão aguardado. Somado a esse fator, o adversário promove a estreia do novo treinador: Marquinhos Santos, ex-Juventude.
21ª rodada – Flamengo (Jogo complicado)
Confronto direto e ainda na casa do inimigo pela ponta da tabela do campeonato. Além desses motivos, o time comandado por Jorge Jesus eliminou o Colorado da Libertadores com duas belas exibições.
22ª rodada – Palmeiras (Jogo complicado)
Outro duelo com adversário que pleiteia o Brasileirão. Além disso, o inimigo paulista está recuperando o bom futebol desde a chegada de Mano Menezes. A eliminação na Copa do Brasil para o Inter causou uma certa rivalidade recente entre os clubes.
23ª rodada – Cruzeiro (Alerta)
O Cruzeiro busca recuperação no torneio. Ainda vive um período instável, sem demonstrar poder de reação. Porém, conta com jogadores experientes e a qualquer momento pode dar o início de reação. O confronto será em Minas Gerais.
24ª rodada – CSA (Obrigação de ganhar)
Um embate contra uma das equipes mais fracas da competição, treinada por um velho conhecido: Argel Fucks. Mesmo sendo no Nordeste, quem tem objetivo de ser campeão brasileiro necessita vencer em Alagoas.
25ª rodada – Santos (Alerta)
Outro confronto direto pelo título e posição dentro da zona de classificação à Libertadores. Mirando suas metas no torneio, o Inter terá que vencer o grupo de jogadores de Sampaoli jogando em seus domínios, mas é um jogo perigoso.
26ª rodada – Avaí (Obrigação de ganhar)
Uma justificativa semelhante ao do compromisso de duas rodadas antes. O duelo será em Santa Catarina, porém a equipe de Florianópolis ainda não venceu como mandante, aumentando a responsabilidade do Colorado.
27ª rodada – Vasco (Obrigação de ganhar)
Outro time que está na segunda página do Brasileirão e que não vive um bom momento. O jogo será no Beira-Rio, fator que deve empurrar o clube a ter a obrigação dos três pontos.
28ª rodada – Bahia (Alerta)
Uma das equipes mais elogiadas na temporada no futebol brasileiro e que sempre representa perigo como mandante ou visitante. Os comandados Roger Machado receberão os colorados em Salvador, motivo que liga o sinal de alerta para o confronto.
29ª rodada – Athletico-PR (Obrigação de ganhar)
Não será uma revanche para o Inter, mas uma chance para amenizar o sofrimento das duas derrotas dos últimos dias. Com vaga na Libertadores e taça no armário, o Furacão deve cumprir tabela até o final do certame nacional — o que deixa a responsabilidade toda para o mandante.
30ª rodada – Grêmio (Jogo complicado)
Pelo simples fato de ser um Gre-Nal, seria um jogo especial. Porém, o confronto será na Arena, diante de um adversário que Odair Hellmann não conseguiu vencer ainda em 2019. Como o Grêmio já terá um parecer sobre a sua vida na Libertadores, se estará eliminado ou na grande decisão — os confrontos com o Flamengo estão agendados para outubro —, será um Gre-Nal com uma dificuldade ainda maior.