A manhã do último domingo (15) começou alegre para o Inter, com a vitória sobre o Atlético-MG em Belo Horizonte. Após a partida, a notícia que preocupou os colorados: D'Alessandro, que havia ficado em Porto Alegre, sentiu um desconforto muscular e passou a ser dúvida para a final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (18) contra o Athletico-PR.
No coletiva após a vitória, o técnico Odair Hellmann chegou a minimizar o problema e garantir a presença do argentino na decisão.
— Esperamos que ele possa estar à disposição para jogar, porque vai nos ajudar muito. Mas temos que aguardar o decorrer dos dias. O D'Alessandro vai jogar na quarta-feira — disse o treinador.
No entanto, no mesmo dia, um dirigente colorado ouvido por GaúchaZH demonstrou preocupação com a presença do camisa 10 na partida desta quarta.
— Pelo que chegou a nós, o desconforto do D’Alessandro é preocupante — afirmou o dirigente na ocasião.
Na segunda-feira (16), o treinamento no Beira-Rio foi fechado. As imagens divulgadas pelo Inter não mostraram o meio-campista em campo. O volante Rodrigo Lindoso foi perguntado sobre o jogador na reapresentação do elenco colorado, mas desconversou sobre a situação.
— Ele sentiu um desconforto, mas não posso falar nada. Vocês viram a entrevista do Odair, então acho que não foi nada demais. Esperamos contar com ele.
Mais tarde, naquele dia, o argentino foi relacionado por Odair. Ele concentrou no hotel da delegação junto com o restante do elenco.
Na terça-feira (17), o colunista Pedro Ernesto Denardin afirmou que D'Alessandro não seria titular contra o Athletico-PR, em virtude do desconforto muscular. O jornalista ainda acrescentou que o jogador deve ficar no banco de reservas, levando em consideração a importância do argentino no elenco colorado.
Na manhã desta quarta-feira (18), em entrevista concedida ao programa Gaúcha Atualidade, o presidente do Inter, Marcelo Medeiros, não confirmou a escalação de D'Alessandro e afirmou que o jogador passaria por uma avaliação médica antes da partida.
O vice de futebol do Inter, Roberto Melo, afirmou que a situação de D'Alessandro será revelada momentos antes da partida.
— Acabamos de almoçar juntos, conversar. Ele, junto com outros atletas, trabalhou hoje pela manhã no CT, se sentiu bem. Vamos ver até o final do dia, momentos antes de começar a partida, se ele vai ter condições de jogar. A gente está esperançoso que sim — disse Melo.
Para conquistar o bicampeonato, o Inter precisa vencer o jogo de Porto Alegre. Como o gol marcado fora de casa deixou de ser critério de desempate na Copa do Brasil, qualquer vitória colorada por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Uma vitória por dois ou mais gols garante o título para o time gaúcho.
As possibilidades
- Empate: Athletico-PR campeão
- Vitória do Inter por um gol de diferença: decisão nos pênaltis
- Vitória do Inter por dois ou mais gols: Inter campeão
- Vitória do Athletico-PR: Athletico-PR campeão