A Conmebol surpreendeu ao anunciar que divulgará, a partir sexta-feira (23), imagens e áudios das conversas do árbitro com a cabine do VAR em lances de revisão de todos os jogos da Libertadores. Em reunião, a Diretoria de Arbitragem da entidade optou pela decisão com o objetivo de "oferecer uma transparência ainda maior sobre o processo de consulta das jogadas que o árbitro pode solicitar no campo de jogo".
"Os torcedores e a opinião pública podem saber em primeira pessoa como a revisão do lance é realizada, bem como a conversa entre o árbitro presente no campo e o centro de arbitragem de vídeo", diz trecho da nota.
Na nota divulgada em seu site oficial, além de explicar o motivo, a entidade libera imagens de duas revisões de possíveis pênaltis: uma do jogo entre Inter e Flamengo, e outra da partida entre River Plate e Cerro Porteño.
No confronto do Maracanã, na última quarta-feira (21), o chileno Roberto Tobar foi chamado por seu compatriota Julio Bascuñan, árbitro de vídeo da partida, sobre um possível toque de mão do zagueiro Rodrigo Caio na disputa de bola com o atacante Paolo Guerrero, dentro da área flamenguista, aos 35 minutos do segundo tempo.
Nas imagens, Bascuñan entende que há um "movimento adicional" por parte do defensor e chama o árbitro da partida para checar o lance. No entanto, ao olhar as imagens, Tobar avalia que não houve o pênalti. Na sequência, Bascuñan apenas diz: "Ok, perfeito".
Tobar precisou de exatos 30 segundos em frente ao monitor para tomar uma decisão.