O goleiro Carlos Miguel, do Inter B, foi alvo de insultos racistas na partida contra o Novo Hamburgo pela terceira rodada da Copa Seu Verardi, na manhã deste domingo (25), em Alvorada. O árbitro da partida, Marco Aurélio Nunes Magalhães, relatou o episódio em súmula.
Confira o relato na íntegra:
"Aos 30 minutos do segundo tempo, o sr. rodrigo vargas, árbitro assistente número 2, relatou-me que foram proferidas por torcedores do EC Novo Hamburgo, que se encontravam à direita das arquibancadas, palavras de cunho racista direcionadas ao jogador número 1, Carlos Miguel dos Santos Pereira, goleiro da equipe do SC Internacional. as palavras identificadas foram as seguintes: "Negro! Macaco!" A Brigada Militar foi acionada pela equipe de arbitragem, no entanto, não foi possível identificar os responsáveis pelas manifestações racistas".
Após a partida, Carlos Miguel se manifestou sobre o caso em seu perfil no Twitter.
— No jogo de hoje contra a equipe do Novo Hamburgo, sofri insultos racistas durante toda a partida. Isso não vai me abalar, pois tenho muito orgulho da minha cor e das minhas origens. Não há mais espaço pra racismo no futebol! Seguimos — escreveu o goleiro.
Na manhã desta segunda-feira, o Inter, também por meio da rede social, divulgou nota de repúdio a atos preconceituosos e declarou apoio ao jogador:
— Repudiamos todo e qualquer ato discriminatório. O Clube do Povo está fechado contigo, Carlos Miguel. A tua caminhada é gigante!
Em campo, o Novo Hamburgo venceu o Inter B por 1 a 0. O time do Vale dos Sinos conquistou a primeira vitória no torneio, e ocupa a terceira posição do Grupo B, com quatro pontos. Com a mesma pontuação, o colorado é o segundo colocado.