O recesso na temporada brasileira vem sendo algo rotineiro desde que o Campeonato Brasileiro passou a adotar a fórmula de pontos corridos, em 2003. De lá para cá, as Copas do Mundo de 2006, 2010, 2014 e 2018, a Copa das Confederações de 2013 e a Copa América 2019 provocaram uma pausa no calendário das equipes. O Inter costuma aproveitar bem estes períodos.
Nas cinco partidas que marcaram as retomadas após esses torneios, os colorados têm três vitórias, um empate e apenas uma derrota, o que dá um aproveitamento de aproximadamente 67%.
Após o recesso da Copa do Mundo 2006, na Alemanha, o Inter reestreou no Brasileirão contra a Ponte Preta, no Beira-Rio, no dia 12 de julho. O time de Abel Braga venceu por 2 a 0, com gols de Alex e Ceará. Pouco mais de um mês depois, a equipe colorada se sagraria campeã da Copa Libertadores.
A pausa para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul, foi marcada por uma grande reformulação no futebol colorado, com a demissão do uruguaio Jorge Fossari e a contratação de Celso Roth. Na retomada do Brasileirão, no dia 14 de julho, o Inter goleou o Guarani por 3 a 0, em Campinas, com gols de Sandro, Alecsandro e Taison. Pouco mais de um mês depois, a equipe conquistou o bicampeonato da América.
A Copa das Confederações 2013, realizada no Brasil, também provocou uma pausa na temporada brasileira. O primeiro jogo colorado após a competição foi no dia 7 de julho, contra o Vasco, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. A equipe de Dunga venceu por 5 a 3, com gols de Nei, Forlán, Índio, Rafael Moura e D'Alessandro.
Após a Copa do Mundo 2014, também no Brasil, o Inter reestreou no Brasileirão contra o Corinthians, em São Paulo. A equipe de Abel Braga perdeu por 2 a 1. Paolo Guerrero, hoje no Beira-Rio, e Fagner marcaram os gols corintianos, enquanto Cláudio Winck descontou para os colorados.
Por fim, depois do recesso para a Copa do Mundo 2018, na Rússia, o Inter retornou aos jogos enfrentando o Athletico-PR, no dia 19 de julho, na Arena da Baixada. A equipe de Odair Hellmann empatou por 2 a 2. Os gols colorados foram marcados por William Pottker e Wellington Silva.
Na quarta-feira (10), a equipe colorada, mais uma vez sob o comando de Odair Hellmann, tentará manter o bom retrospecto após as pausas, buscando a vitória ou pelo menos um empate contra o Palmeiras, em São Paulo, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.