Pelos próximos três meses as categorias de base do Inter terão a oportunidade de mostrar serviço e dar a volta por cima em 2019. A vexatória eliminação na Copa São Paulo de Futebol Júnior — em janeiro, quando perdeu para o Guarani por 5 a 0 na terceira fase da competição — trouxe algumas intervenções de pensamento e conduta dentro de campo. E o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, que inicia nesta quinta-feira (23), é encarado como a grande chance para o Colorado recuperar seu prestígio nacional de base.
Passado o fiasco em terras paulistas, no torneio nacional observaremos uma outra equipe em campo. A começar pela categoria: agora será a vez do sub-23. Um time mais "experiente", mas com diversas peças do grupo que atuou na Copinha. O técnico também será diferente: Ricardo Colbachini. O comandante, no entanto, é rosto familiar na Morada dos Quero-Queros. Aos 34 anos, o treinador trabalha na base do Inter desde 2013.
— Desde o resultado na Copinha, o que mudamos foi uma readequação no grupo. Procuramos conhecer melhor e contratar pouco. Claro que um resultado tão rápido não ocorre da noite para o dia, mas aos poucos vamos implantando alguns conceitos. Temos uma participação mais efetiva e integrada com o profissional, para que nós possamos ter mais jogadores no time principal — avaliou Erasmo Damiani, coordenador das categorias de base do Inter.
Na equipe, velhos conhecidos seguem trabalhando no CT de Alvorada. É o caso do meia Juliano Fabro e do lateral-direito Leandro Córdova. Outros, como os atacantes Bruno José e Brenner, foram emprestados e disputam a Série B. Já alguns tiveram mais sorte, subiram para o time profissional e integram a equipe de Odair Hellmann. Esses, inclusive, devem ser aproveitados na competição de base para adquirir ritmo de jogo, uma vez que ainda não estrearam pelo principal. São eles: os meias José Aldo e Zé Gabriel, e o zagueiro Bruno Fuchs.
— Esse ano a gente está com uma equipe mais jovem. Uma equipe que vai amadurecer ao longo da competição, a gente quer estar muito concentrado jogo a jogo para lá na frente ter condições de chegar a nossa terceira final consecutiva — projetou o comandante.
Campeão da primeira edição e vice na segunda, o time sub-23 do Inter começa a busca pelo bicampeonato nesta sexta-feira (24), às 15h, contra o Bahia, no Estádio do Pituaçu.
Conheça toda a equipe do Inter B à disposição para o Brasileirão de Aspirantes: