Em entrevista ao quadro Fala Muito!, do canal SporTV, o meia Carlos Alberto reacendeu a polêmica sobre o Brasileirão de 2005. Então jogador do Corinthians, o atleta admitiu que o colorado Tinga foi derrubado na área pelo goleiro Fábio Costa.
Na ocasião, o árbitro Márcio Rezende de Freitas interpretou simulação do jogador do Inter, apresentou o segundo cartão amarelo e expulsou-o de campo. No jogo disputado no Pacaembu, as duas equipes que duelavam pelo título nacional empataram por 1 a 1.
— O lance do pênalti do Tinga, de verdade, eu não acho que foi pênalti. Eu acho que foram dois pênaltis. Mas sabe o que eu falo para o Tinga? "Problema é teu, eu fui campeão, dei a volta olímpica, vai discutir com a CBF!". Na minha opinião, foi. Mas eu não podia falar isso na época. Passados tantos anos, a gente fala — declarou o meia, que passou pelo Grêmio em 2011.
O campeonato daquele ano também ficou marcado pela anulação de 11 jogos, que tiveram de ser disputados novamente, após uma acusação por manipulação de resultados pelo juiz Edilson Pereira de Carvalho.
— Teve a polêmica da arbitragem, mas nós jogadores não tivemos nada a ver com isso. Os jogos que foram remarcados nós ganhamos no campo — comentou Carlos Alberto.
Na ocasião, o Corinthians teve duas partidas remarcadas (os clássicos contra Santos e São Paulo, que havia perdido, mas acabou vencendo por 3 a 2 e empatando em 1 a 1, respectivamente, as suas reedições). O Inter, por sua vez, jogou de novo contra o Coritiba, no Beira-Rio, e venceu pelo mesmo placar anterior: 3 a 2. Ao final do campeonato, os paulistas foram os campeões, com 81 pontos, três à frente dos colorados.