Com poucos recursos para contratar e reforçar o time em ano de Libertadores, o Inter tentou ser criativo em seus alvos pontuais para 2019. Buscou nove jogadores — a considerar que Rithely, que está desde abril no CT Parque Gigante, só conseguiu jogar na atual temporada, e que Paolo Guerrero ainda sequer tem condições legais para estrear.
Até aqui, porém, poucos deram boa resposta. Neilton é quem mais se destacou nestas semanas iniciais de 2019. Esteve no time em todos os seis jogos do Campeonato Gaúcho e é de longe o único reforço que surge em condições de postular vaga na equipe titular.
Em outro extremo, o centroavante Santiago Tréllez corre o sério risco de perder a posição para um jogador da base: Pedro Lucas. Com Tréllez, o Inter tentou uma solução que tem tudo para ser superada por um novato de 20 anos — e que está no clube desde os nove anos de idade.
Depois das tentativas sem sucesso de contratar o veterano volante Elias e o zagueiro Messias, a direção colorada se resguarda e analisa o mercado. Contratações não estão no radar neste momento. Mas as primeiras rodadas da Copa Libertadores podem acelerar uma compra pontual. A janela brasileira para contratações do primeiro semestre se encerra em 3 de abril, após a terceira rodada da Libertadores. Eventuais trocas na lista de 30 jogadores para o torneio somente poderão ser feitas depois da fase de grupos. As inscrições para o Estadual se encerrarão dias antes, em 18 de março.
Dificilmente o Inter buscará um grande reforço. O medalhão no elenco se chama Paolo Guerrero. O jogador mais efetivo, porém, não chegou no pacote de reforços, já estava em casa: Nico López. Por isso, o técnico Odair Hellmann precisará ser ainda mais criativo e ousado do que foi no ano passado, pois a exigência aumentou, enquanto que os recursos minguaram.
A seguir, GaúchaZH analisa como foram os novos reforços colorados até aqui. Confira:
Os reforços para o ano
Neilton
6 jogos
339 minutos em campo
Concorrentes: Wellington Silva, Nico López, William Pottker e Guilherme Parede
Ao lado de Iago, foi quem mais jogou em 2019. Odair Hellmann testou o ex-Vitória em diversos setores do meio-campo, mas tudo indica que o lugar de Neilton é pela esquerda do setor ofensivo. Diante do Juventude, fez a sua melhor partida, com lampejos de seu início de carreira no Santos, além de ter dado a assistência para o gol de Pedro Lucas.
Guilherme Parede
4 jogos
123 minutos em campo
Concorrentes: Wellington Silva, Nico López, William Pottker e Neilton
Pouco pôde ser visto do jogador contratado por empréstimo ao Coritiba. A melhor chance que teve foi na estreia, em Ijuí, diante do São Luiz, quando ficou em campo por 90 minutos - num time desentrosado. Mostrou boa movimentação e tem qualidade nas cobranças de falta. Mas isto ainda é pouco para se candidatar ao time titular.
Santiago Tréllez
4 jogos
242 minutos em campo
Concorrentes: Pedro Lucas, Paolo Guerrero e Rafael Sobis
Talvez a mais curiosa contratação da temporada. Mesmo tendo Jonatan Alvez e acreditando em Pedro Lucas (caso contrário, ele não teria sido promovido), o Inter buscou um centroavante que em 2018 marcou sete gols em 41 jogos - atuando por Vitória e por São Paulo. O mais curioso foi que o São Paulo (até então um potencial adversário do Inter na Libertadores) liberou o jogador sem grandes dificuldades.
Rodrigo Lindoso
2 jogos
180 minutos em campo
Concorrentes: Edenilson, Patrick e Rithely
Destaque do Botafogo na vitória sobre o Inter no returno do Brasileirão, Lindoso foi utilizado por Odair Hellmann na vitória sobre o São Luiz e na derrota em casa para o São José. É preciso lhe dar um desconto, pois foram duas partidas com uma equipe sem entrosamento. Porém, dias atrás, a torcida do Botafogo inundou as redes sociais ironizando o Inter por ter trocado Alex Santana (titular no Rio) por Lindoso. Algo que certamente não é bom sinal.
Rithely
2 jogos
180 minutos em campo
Concorrentes: Edenilson, Patrick e Rithely
O Rithely pelo qual o Inter se apaixonou anos (e diversas gestões) atrás ainda não pôde ser visto. A parada de quase um ano, devido à cirurgia no tornozelo, ainda cobra o seu preço. Atrasou a retomada da carreira do volante. No momento, não há vaga para Rithely no time. E os maus resultados de começo de ano impediram que novos testes fossem feitos. O Rithely colorado ainda é uma incógnita.
Rafael Sobis
3 jogos
123 minutos em campo
Concorrentes: D'Alessandro, Pedro Lucas, Paolo Guerrero e Santiago Tréllez
Velho conhecido da torcida colorada, Rafael Sobis repetiu Nilmar e retornou ao Beira-Rio pela segunda vez. Mas, agora, parece que um dos heróis da primeira Libertadores do Inter vai precisar bem amis do que apenas o seu carisma para ganhar vaga na equipe. O pênalti desperdiçado em Veranópolis certamente não contribuiu muito para o seu crescimento em 2019.
Bruno
3 jogos
235 minutos em campo
Concorrente: Zeca e Heitor
É o reserva imediato da lateral direita. A não ser que perca a vaga para o novato Heitor - que ainda não recebeu chances. Experimentado, ele recebeu oportunidades e tempo de jogo na ausência de Zeca. Até agora, porém, pouco mostrou. E faz o Inter sentir falta de Fabiano no elenco.
Ainda não jogaram
Matheus Galdezani
Com ruptura dos ligamentos do joelho, volta ao futebol somente a partir de setembro
Concorrentes: Edenilson, Patrick e Rithely
Paolo Guerrero
Suspenso por doping, volta ao futebol a partir de 5 de abril
Concorrentes: Pedro Lucas, Rafael Sobis e Santiago Tréllez